Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINA BAIA SILVA DE OLIVEIRA

DISCENTE: ANA CAROLINA BAIA SILVA DE OLIVEIRA
DATA: 04/07/2022
LOCAL: Sala 17 e Ambiente remoto

Avaliação de Modelo Suplementar de Ensino da Leitura e Escrita para Escolares de Risco

fracasso escolar, resposta à intervenção, leitura, escrita, ensino

ÁREA: Psicologia

A prevenção do fracasso acadêmico nos anos iniciais de escolarização é priorizada pelo sistema educacional, educadores e famílias, mais ainda desde a conjuntura de emergência sanitária em que adotou-se a suspensão temporária das atividades escolares presenciais. Estratégias educacionais suplementares preventivas que visam  minimizar os possíveis déficits de pré-requisitos atendem a essa prioridade. Este projeto visa desenvolver um programa de suplementações baseadas em evidências, para desenvolver pré-requisitos para a leitura e escrita e reduzir o risco de fracasso escolar em escolares do 1º ano do Ensino Fundamental I. O programa RTI (Response to Intervention), que utiliza o paradigma da consciência fonológica para propor  níveis de suplementação que dependem da resposta dos estudantes à instrução, e o GEIC (Gerenciador de Ensino Individualizado por Computador), de ensino programado de habilidades básicas de leitura. Os estudantes da classe serão submetidos a um levantamento de repertório de habilidades básicas para leitura e escrita e receberão duas sequências de aplicação das ferramentas de suplementação de ensino, uma iniciando pelo RTI e passando para o GEIC, e outra na ordem  inversa. A análise dos resultados será por meio da comparação dos resultados obtidos nas duas sequências.

Presidente - 6326328 - OLAVO DE FARIA GALVAO
Externo à Instituição - PAULO ELIAS GOTARDELO AUDEBERT DELAGE
Interno - 1870683 - PAULO RONEY KILPP GOULART
Externo à Instituição - PETER ENDEMANN