Notícias

Banca de DEFESA: ONASSIS DE PABLO SANTOS DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ONASSIS DE PABLO SANTOS DE SOUZA
DATA: 17/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 1, PPGBC - Campus 2 - Altamira
TÍTULO:

"SOBREVIVÊNCIA E CRESCIMENTO INICIAL DE ESPÉCIES NATIVAS EM PLANTIO DE ENRIQUECIMENTO EM ÁREA DE RECOMPOSIÇÃO FLORESTAL DA UHE DE BELO MONTE"


PALAVRAS-CHAVES:

essências nativas; desenvolvimento das plantas; fatores ecológicos; condições ambientais; recomposição vegetal.


PÁGINAS: 25
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

O desenvolvimento de espécies arbóreas nativas em plantios de enriquecimento pode ser afetado por uma série de aspectos ecológicos, com impacto direto na escolha das espécies adequadas. O presente estudo teve como objetivo analisar o crescimento e a sobrevivência de seis espécies nativas da Amazônia condicionadas à variação na fertilidade do solo e interação biológica com outras plantas e animais, durante o estabelecimento inicial em campo de um plantio de enriquecimento. Foram instaladas de forma sistemática 147 parcelas de 800 m² em uma área de 147,26 ha localizada no município de Vitória do Xingu, PA. Os dados de sobrevivência e crescimento foram coletados 30 e 180 dias após o plantio. Foram considerados na análise os fatores referentes ao estrato herbáceo, árvores adjacentes, fertilidade do solo, vestígio de fauna e estado fitossanitário das mudas. Dentre os principais resultados obtidos destacam-se: (i) H. intermedia apresentou o maior número de indivíduos mortos; (ii) apesar do C. tocantinum ter denotado maior taxa de crescimento absoluto, o crescimento em altura foi similar entre as espécies; (iii)  o estrato herbáceo e as árvores adjacentes não provocaram nenhuma influência no desenvolvimento das plantas; (iv) a variação na fertilidade do solo entre as parcelas não foi suficiente para influenciar o crescimento das mudas; (v) a ocorrência de animais dentro das parcelas não teve qualquer interferência sobre as plantas analisadas; e (vi) a ocorrência de plantas vivas foi notoriamente predominante em mudas com fitossanidade sadia. Nesse contexto, conclui-se que as espécies analisadas respondem às condições ambientais de maneira equivalente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1643025 - RAIRYS CRAVO HERRERA
Interno - 1292488 - MOIRAH PAULA MACHADO DE MENEZES
Externo ao Programa - 1768096 - ALESSANDRA DOCE DIAS DE FREITAS
Externo ao Programa - 2388749 - MAYARA NEVES SANTOS GUEDES
Notícia cadastrada em: 17/02/2020 08:54
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2