Banca de QUALIFICAÇÃO: ANACLAN PEREIRA LOPES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANACLAN PEREIRA LOPES DA SILVA
DATA: 12/03/2020
LOCAL: Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC

Quando Amor e Dor Irrompem na Alma: trabalho, prazer e sofrimento entre trabalhadoras e trabalhadores do ensino superior em uma universidade da Amazônia

Psicodinâmica do Trabalho. Prazer e sofrimento no trabalho. Servidoras públicas e servidores públicos no Brasil

ÁREA: Psicologia

A presente tese visa analisar, a partir da Teoria da Psicodinâmica do Trabalho criada pelo médico e psicanalista francês Christophe Dejours, frente ao cenário de mudanças do mundo do trabalho que afetam o serviço público brasileiro, como os fatores da organização do trabalho em uma universidade pública na Amazônia, reverberam em prazer e sofrimento entre as categorias de trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos concursadas/os e temporárias/os. O problema de pesquisa visa analisar como as relações entre as/os servidoras/es técnico-administrativos de uma universidade pública do norte do Brasil, das diferentes categorias (concursadas/os e temporárias/os) se estabelecem, ocasionando prazer, sofrimento, assim como a constituição de estratégias de defesa psíquicas coletivas e os mecanismos de defesa individuais no contexto pesquisado. Tal cenário e interesse de pesquisa se originou do trabalho da pesquisadora na universidade alvo da pesquisa, tendo sido responsável pela constituição de um serviço de atendimento psicossocial para as/os servidoras/es da IES, intervindo junto a elas/eles e seus familiares em suas demandas atreladas às situações de sofrimento psíquico. A psicodinâmica do trabalho apresenta uma metodologia de pesquisa própria que envolve a fala conjunta dos coletivos de trabalho e esta não será utilizada neste estudo pela peculiaridade da pesquisa a ser empreendida, que envolve uma categoria de trabalho que possui vínculos precários com a instituição, no caso as/os servidoras/es temporárias/os. Serão realizadas entrevistas individuais com três a cinco servidoras/es de cada categoria a ser estudada, atentando sempre para o critério da saturação da amostra. Além da psicodinâmica do trabalho, a autora dialoga com a sociologia do trabalho de base marxista para respaldar o debate a respeito do mundo do trabalho que se mostra sempre em processo de mudança e como uma esfinge diante da qual temos que decifrar os seus enigmas.

Externo ao Programa - 3285740 - ANDREA BITTENCOURT PIRES CHAVES
Externo à Instituição - ANGELO DOS SANTOS SOARES
Externo ao Programa - 3082318 - ERIC CAMPOS ALVARENGA
Interno - 4467138 - LEANDRO PASSARINHO REIS JUNIOR