Banca de DEFESA: SAULO SANTOS TAVARES

DISCENTE: SAULO SANTOS TAVARES
DATA: 27/11/2020
LOCAL: PPGARTES

JOGOS TEATRAIS E INCLUSÃO SOCIOEDUCATIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM SÃO JOÃO DE PIRABAS/PA

Jogos Teatrais, Deficiência Intelectual, Olga Reverbel, Teatro na Escola.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
ESPECIALIDADE: Interpretação Teatral

A investigação pauta-se na visão de Educação Especial na perspectiva da inclusão. Tem como objetivo a construção de jogos teatrais baseados, principalmente, nos estudos da Professora-Pesquisadora-Artista Olga Reverbel adaptados para alunos com deficiência intelectual, que possibilite o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, afetivas e motoras no município de São João de Pirabas/PA. Desenvolveu-se por meio de uma abordagem qualitativa com foco na pesquisa-ação, esse tipo de pesquisa deu respaldo para a proposição de um conjunto de jogos teatrais adaptados para pessoas com deficiência intelectual, levando em conta o desenvolvimento individual e coletivo desses sujeitos nas dimensões socioeducativas. A investigação tem como referenciais basilares os estudos teatrais de Reverbel (1979, 1989 e 1996), Koudela (2006), Spolin (2010) e na área da Educação Especial/DI os estudos de Carvalho (2010), Souza (2014) e Coelho (2019). A investigação foi realizada com 10 (dez) alunos do Centro de Atendimento Especializado (CAEE), do município de São João de Pirabas/PA. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: diário de campo, resumo de reuniões de aprendizagem e prontuários de atendimento do CAEE. O estudo mostrou que os jogos teatrais podem ser um recurso metodológico que promove a integração, o desenvolvimento e ou a melhora da coordenação motora, dos sentidos, aproximação entre escola e família, em meio a outras possibilidades que contribua para o seu desenvolvimento integral, o que pode colaborar para a transformação social do estudante do CAEE. Deste modo, o material foi organizado, por meio de uma cartilha educativa, com um conjunto de jogos teatrais adaptados para alunos com deficiência intelectual.

Presidente - 2646030 - SIMEI SANTOS ANDRADE
Interno - 2145486 - JOSE DENIS DE OLIVEIRA BEZERRA
Externo ao Programa - 2263777 - MARIA ANA AZEVEDO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 26/11/2020 23:20