Banca de DEFESA: LUIZ GUSTAVO CORDOVIL CORREA DOS SANTOS

DISCENTE: LUIZ GUSTAVO CORDOVIL CORREA DOS SANTOS
DATA: 30/11/2020
LOCAL: on- line

ESTRADA DE FERRO BELÉM-BRAGANÇA: ARTE E PATRIMÔNIO NA VISÃO DOS DISCENTES DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. JOSÉ JOÃO DE MELO- CASTANHAL (PA).

Arte/Educação. Patrimônio cultural. Estrada de Ferro Belém-Bragança. Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr.José João de Melo. Castanhal (Pa).

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Educação Artística

Esta pesquisa é o resultado do meu aprimoramento profissional desenvolvido no curso de Mestrado Profissional em Artes ProfArtes-UFPA/UDESC. Com 20 anos de experiência educacional na rede pública, senti a necessidade de desenvolver novas propostas na minha prática escolar, em vista disso busquei o conhecimento ofertado em um curso de mestrado. Esta investigação tem como objeto de estudo o ensino de Arte e o Patrimônio cultural na Educação Básica e como objetivo principal propor uma abordagem teórica metodológica no Ensino de Arte, a partir de ação educativa, realizada no período de junho de 2018 a dezembro de 2019. na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. José João de Melo localizada no município de Castanhal-PA, onde faço parte da equipe de professores, lecionando a Disciplina Arte. Para elaboração dessa dissertação elegeu-se como principais referências teóricas Barbosa (2012), Argan (2005), Freire (1987), Halbwachs (2017) e Siqueira (2019). A investigação está baseada nos princípios da pesquisa - ação, tendo como referente Thiollent (1986). São os interlocutores desta pesquisa: alunos dos anos finais da educação básica, adolescentes de 13 a 16 anos, num total de 32 alunos e antigos moradores que participaram por intermédio de um questionário, com questão subjetivas e aplicado pelos discentes este recurso, destacamos destes 04 pessoas/questionários, por atender os requisitos do estudo. O referente patrimonial como mote do estudo, além de outros “lugares de memórias” consistiu em uma edificação, que é uma réplica em tamanho reduzido da extinta estação da Estrada de Ferro Belém-Bragança, incluso um vagão do trem. Essa escolha surgiu da estreita relação da comunidade com esse patrimônio, em especial o corpo discente da Escola Dr. João de Melo. O resultado da pesquisa levou à criação de uma história em quadrinhos, elaborada a partir da visão dos alunos após e durante a ação educativa em Arte realizada sobre aquele bem cultural. Os desenhos de minha autoria foram realizados a partir desse diálogo com os discentes. Destaca-se, ainda, que o objeto de estudo serviu como recurso pedagógico para o estudo do contexto de um fragmento da história de Castanhal e da memória da ferrovia Belém-Bragança. Dessa forma, nessa intermediação entre os alunos e os discentes, entre Arte/História da Arte e Patrimônio Cultural local, entre leitura da imagem da cidade e a contextualização, pretende-se estar contribuindo para a formação de Alunos críticos e inovadores e a criação de um recurso pedagógico, um HQ com essa percepção dos discentes sobre Arte e Patrimônio Cultural - Estrada de Ferro Belém-Bragança.

Presidente - 1206611 - ROSANGELA MARQUES DE BRITTO
Interno - 2646030 - SIMEI SANTOS ANDRADE
Externo ao Programa - 1414209 - UBIRAELCIO DA SILVA MALHEIROS
Externo à Instituição - MARISA DE OLIVEIRA MOKARZEL