Banca de DEFESA: HUDSON TRINDADE DE SOUSA

DISCENTE: HUDSON TRINDADE DE SOUSA
DATA: 03/06/2020
LOCAL: PPGARTES

CORAL E ORQUESTRA: Um estudo sobre os Projetos de Extensão do IFPA – Campus Paragominas.

Arranjos Musicais. Ensino Coletivo de Música. Extensão Universitária. Coral Universitário. Orquestra Universitária.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música

O Campus Paragominas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, é uma Instituição pública que tem como objetivo oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, buscando o desenvolvimento social, tecnológico e econômico do País e da Região. A prática musical no IFPA - Campus Paragominas vem acontecendo com a efetivação de dois Projetos de Extensão - Coral e Orquestra, que vêm ajudando a formar coristas e músicos de banda (orquestra), com formação básica, a fim de que a partir de suas práticas musicais possam ingressar em coros, bandas militares, orquestras/bandas sinfônicas, cursos técnicos e nos cursos de nível superior que trabalham a linguagem musical. Elaborar o material didático Coletânea de Arranjos Musicais para Coral e Orquestra do IFPA – Campus Paragominas foi o objetivo principal desta pesquisa de Mestrado Profissional em Artes UFPA/UDESC. A pesquisa é qualitativa, um estudo de caso, visto que pretendemos explicitar e aprofundar ideias acerca do nosso objeto de estudo. O ponto de partida foi a revisão bibliográfica de pesquisas realizadas sobre a extensão universitária (SILVA, 1996), o ensino coletivo de instrumentos musicais (OLIVEIRA, 1998; CRUVINEL, 2004; ALMEIDA, 2004; BARBOSA, 1996) e sobre arranjos/composição (GUEST, 1996; ALMADA, 2000; DICIONÁRIO GROVE DE MÚSICA, 1994; DICIONÁRIO DE MÚSICA DA ZAHAR, 1985). Foi realizado ainda um levantamento documental da legislação em relação à extensão. A Coletânea de Arranjos Musicais para Coral e Orquestra do IFPA – Campus Paragominas é composta de 10 (dez) arranjos musicais, em formato de partitura completa (grade do maestro/regente) e está dividida em duas partes: arranjos para orquestra; arranjos para coral e orquestra. O critério de escolha para a produção dos arranjos musicais foi considerando os objetivos da Instituição no que diz respeito às programações científicas e culturais desenvolvidas ao longo do ano de 2019, a qual tiveram apresentações culturais do Coral e da Orquestra. Os arranjos musicais possuem características próprias por se tratar de arranjos compostos que consideram a diversificação da formação do grupo instrumental e vocal, o grau de conhecimentos técnicos musicais dos instrumentistas e coristas e a rotatividade dos componentes que participam dos projetos em apreço.

Presidente - 6327462 - SONIA MARIA MORAES CHADA
Interno - 2124568 - IVONE MARIA XAVIER DE AMORIM ALMEIDA
Externo ao Programa - 1152842 - BIRAELSON MAGALHAES CORREA
Notícia cadastrada em: 01/06/2020 12:10