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Banca de DEFESA: DANIELA GONCALVES VILHENA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELA GONCALVES VILHENA
DATA: 09/04/2021
HORA: 09:30
LOCAL: IEMCI - meet.google.com/rze-wavi-rxv
TÍTULO:

LABORATÓRIO DE ETNOMATEMÁTICA DA AMAZÔNIA TOCANTINA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática. Escolas Ribeirinhas. Laboratório de Etnomatemática. Materiais Concretos. Materiais de Manipulação.


PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Ao tratar-se de Ensino de Matemática nos espaços ribeirinhos, depara-se com inúmeras dificuldades que implicam no rendimento dos alunos, a exemplo: a falta de materiais didáticos adequados e de temáticas motivadoras; o acesso restrito dos alunos, por falta de locomoção e pelas distâncias entre suas casas e a escola, além das precárias condições destes espaços. No que concerne aos recursos didáticos, o principal instrumento utilizado pelos professores, em sua prática docente, ainda é o livro didático. Compreendemos, então, que a elaboração e o uso de materiais concretos e manipuláveis, adequados às necessidades de aprendizagem dos alunos são importantes alternativas às escolas ribeirinhas, visto que podem ser facilmente relacionados às vivências desses alunos. Pensando nisso, esta dissertação tem como objetivo a criação de um Laboratório de Etnomatemática da Amazônia Tocantina, sendo este um espaço de experimentações dos conteúdos escolares relacionados às práticas cotidianas dos alunos que vivem em ambientes ribeirinhos. A escola ribeirinha necessita de espaços que promovam a compreensão dos conceitos matemáticos e suas relações com instrumentos e práticas cotidianas e nesse sentido, os laboratórios de ensino cumprem esse papel. Assim, quando interagimos com práticas ribeirinhas como: pesca, manejo e extração do açaí, construções de casas e embarcações, além da confecção e manipulação de instrumentos que auxiliam nessas práticas, estamos diante de oportunidades de aprendizagem da matemática numa perspectiva da Educação Etnomatemática. Assim, o trabalho foi desenvolvido com base nos pressupostos descritos por Vergani, quando descreve uma estratégia ética de estímulo ao desenvolvimento individual e sociocultural, D’Ambrósio quando retrata uma Etnomatemática do ponto de vista do saber/fazer do aluno, assim como a vivência em ambientes socioculturalmente diferenciados e Bishop, que retrata a enculturação matemática, o ensino de matemática desde uma perspectiva cultural. Como produto didático, resultado dessa pesquisa, propomos a composição de um catálogo com diversas atividades desenvolvidas para escolas de ambientes ribeirinhos, materiais didáticos e estruturas metodológicas organizadas para a criação de um
Laboratório de Etnomatemática em espaços escolares.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2152997 - ERASMO BORGES DE SOUZA FILHO
Interno - 1215792 - JOSETE LEAL DIAS
Externo à Instituição - NARCISO DAS NEVES SOARES
Presidente - 2329969 - OSVALDO DOS SANTOS BARROS
Externo à Instituição - RENATA LOURINHO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 31/03/2021 19:18
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