Banca de DEFESA: ELIZEU CANTAO DE JESUS CALANDRINI NETO

DATA: 30/03/2021
LOCAL: IEMCI - meet.google.com/mhi-qfqh-kfc

ENSINO DE FUNÇÕES PARA LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA COM USO DO SOFTWARE GEOGEBRA

Matemática e Tecnologia. Ensino de Funções. Geogebra. PCNA – Nivelamento.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A motivação para desenvolver esse estudo surgiu do que percebemos das limitações que os alunos apresentam quanto à compreensão do conteúdo de Funções Polinomiais no Ensino Médio e, por conseguinte, das dificuldades que apresentam ao ingressarem no ensino superior, nos cursos de ciências exatas, mais especificamente nas disciplinas de Cálculo Diferencial. Assim, com objetivo de contribuir com a superação dos problemas de aprendizagem nos estudos das Funções Polinomiais, nos utilizamos das contribuições das novas tecnologias para o ensino de matemática, propondo um material didático voltado ao ensino de funções polinomiais com uso do software Geogebra, como recurso pedagógico, para auxiliar no entendimento desses conteúdos e suas propriedades, visando elevar os índices de aproveitamento de estudos nas disciplinas de cálculo diferencial. A metodologia do estudo divide-se em quatro etapas, sendo elas: estudo de caso na disciplina Didática da Matemática, com turma do curso de licenciatura da Matemática da Universidade Federal do Pará - UFPA, Campus Abaetetuba; estudo de caso com aplicação de oficina didática para os alunos ingressantes nos cursos de ciências exatas do campus de Abaetetuba, participantes do Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem - PCNA – Nivelamento em Matemática e Física; construção de um caderno de atividades, montado em formato digital (e-book) e disponibilizado no site do Laboratório de Ensino da Matemática da Amazônia Tocantina – LEMAT, por último a aplicação de aulas online, disponíveis no canal do LEMAT GETNOMA, na plataforma You Tube.

Interno - 2152997 - ERASMO BORGES DE SOUZA FILHO
Externo ao Programa - 3301045 - MANUEL DE JESUS DOS SANTOS COSTA
Presidente - 2329969 - OSVALDO DOS SANTOS BARROS
Notícia cadastrada em: 09/03/2021 15:21