Banca de DEFESA: MAYARA SOUZA GOMES

DISCENTE: MAYARA SOUZA GOMES
DATA: 27/04/2020
LOCAL: Webconfencia - bit.ly/webconf9

Estratégias metacognitivas no ensino de ciências para estudantes dos anos iniciais: estimulando o aprender a aprender!

Habilidades metacognitivas; anos iniciais; metacognição

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Descreve e analisa intervenções didáticas, no ensino de ciências, constituída por tarefas e estratégias especificamente planejadas para despertar e/ou exercitar habilidades metacognitivas em crianças em idade escolar, postas em prática em uma turma de estudantes dos anos iniciais de uma escola da zona rural da mesorregião nordeste paraense. Propõe também um protocolo de coleta e análise de evidências de habilidades metacognitivas em alunos de turmas dos anos iniciais da educação básica. As análises e dados qualitativos indicam que esse tipo de atividade tem um interessante potencial para criar um ambiente favorável à interação dos estudantes com professores e colegas, melhorar a motivação e o entusiasmo para aprender sobre o assunto e estimular a aquisição e uso de habilidades metacognitivas. Encartado a esta dissertação, como produto didático, exemplos e orientações para uso de estratégias metacognitivas, que podem ser utilizadas em atividades didáticas em turmas dos anos iniciais.

Presidente - 1718163 - JESUS DE NAZARE CARDOSO BRABO
Externo ao Programa - 1514998 - WILTON RABELO PESSOA
Externo à Instituição - CLEICI TERESINHA WERNER DA ROSA
Notícia cadastrada em: 27/04/2020 14:19