Banca de QUALIFICAÇÃO: BRENDA RAMOS SANTOS

DISCENTE: BRENDA RAMOS SANTOS
DATA: 13/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/agt-rjno-szh

FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO ASSOCIADOS À HIPERTENSÃO EM NEGROS NO BRASIL: Dados do Vigitel 2018

Grupo com Ancestrais do Continente Africano; Hipertensão; Fatores de Risco.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são patologias que geram uma elevada carga de incapacidades permanentes ou mortalidade precoce, em decorrência de seu desenvolvimento lento. Diversos são os fatores associados às DCNTs, como: idade, peso, hábitos alimentares inadequados, tabagismo, inatividade física, fatores genéticos, entre outros. Nota-se maior prevalência de DCNT nos indivíduos negros quando comparados aos brancos. Estudos apontam a prevalência de Hipertensão Arterial elevada em indivíduos de raça/cor preta. O objetivo do estudo é identificar os fatores de risco e proteção associados à hipertensão em adultos negros no Brasil, a partir de dados do Vigitel 2018. Trata-se de um estudo transversal, realizado a partir de dados secundários obtidos por meio do banco de dados do Vigitel Brasil 2018: População Negra (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção Para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). Serão utilizadas as variáveis idade, escolaridade, estado conjugal, bolsa família, estado de saúde, posse de plano de saúde, consumo abusivo de álcool, hábito de fumar, inatividade física, índice de massa corporal, hipertensão, diabetes, tratamento medicamentoso para hipertensão, tratamento medicamentoso para diabetes, consumo recomendado de frutas e hortaliças. Posteriormente, serão calculados o percentual da população total e por sexo; a prevalência de hipertensão para todas as variáveis, segundo sexo, utilizando nível de significância de 5% (p < 0,05), por meio da aplicação do teste do Qui-quadrado de Pearson. Para análise dos dados dos será utilizado o software SPSS versão Statistics 20. O Vigitel tem a aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa para Seres Humanos do Ministério da Saúde e o consentimento livre e esclarecido foi obtido verbalmente no momento do contato telefônico com as pessoas entrevistadas.

Presidente - 2033335 - NAIZA NAYLA BANDEIRA DE SA
Interno - 1804525 - DENISE DA SILVA PINTO
Interno - 1258528 - MARILIA DE SOUZA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 13/12/2021 09:34