Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSIANY AMARAL DA SILVA

DISCENTE: ROSIANY AMARAL DA SILVA
DATA: 13/07/2021
LOCAL: Hospital Universitário João de Barros Barreto

PRÁTICA BIBLIOTERÁPICA NO AMBIENTE HOSPITALAR: CONTRIBUIÇÃO PARA O CUIDADO HUMANIZADO EM SAÚDE

Biblioterapia, humanização da assitência, unidades hospitalares, pacientes internados.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública

A biblioterapia é especialmente indicada para indivíduos de qualquer idade, que permanecerão hospitalizados por longo período de tempo, afastados de seu ambiente familiar. Uma vez hospitalizado, o paciente passa por momentos de tensão emocional, os quais dificultam a sua recuperação. Trata-se de uma mudança na rotina, no ambiente físico e social, que afeta os seus afazeres diários.  Inserida no contexto da humanização hospitalar, a terapia por meio da leitura tem por objetivos diminuir a sensação de isolamento, aliviar o estresse e as tensões diárias, ajudar a lidar com sentimentos de raiva, frustração e angústia, facilitar a socialização, estimular a criatividade e a imaginação, incentivar o hábito da leitura e proporcionar momentos de alegria, lazer e bem-estar. O objetivo desse estudo foi identificar e analisar as produções científicas publicadas e indexadas sobre a prática biblioterápica no ambiente hospitalar. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa, na qual delimitou-se a seguinte pergunta: quais as evidências científicas sobre a contribuição da biblioterapia para o cuidado humanizado em saúde? A busca dos dados foi feita nas bases BVS, Portal de Periódicos da Capes, SciELO e BRAPCI, valendo-se dos descritores: biblioterapia, pacientes internados, unidades hospitalares, humanização da assistência. Foram considerados os artigos publicados no período de 2005 a 2021. Após análise, as publicações selecionadas foram discutidas de acordo com quatro categorias: fonte de lazer, aprendizagem e informação; bem estar físico, mental e emocional; melhora na comunicação e no relacionamento entre o paciente e a equipe multiprofissional e humanização do cuidado ao paciente. Os resultados evidenciaram que a contação de histórias é capaz de educar crianças, ensinar-lhes valores humanos, bem como promover a ampliação do universo cultural. Quando a biblioterapia se utiliza de jornais e revistas, permite a atualização do indivíduo acerca dos acontecimentos do mundo. A biblioterapia incentiva a leitura, prática que está diretamente ligada ao conhecimento, uma necessidade indispensável para humanização e o equilíbrio social. Observa-se a relevância da biblioterapia nos hospitais públicos, considerando-a coadjuvante dos procedimentos terapêuticos e auxiliante no processo de humanização.

Presidente - 1796306 - PEDRO PAULO FREIRE PIANI
Interno - 1508844 - MARCOS VALERIO SANTOS DA SILVA
Externo ao Programa - 3177918 - SIMONE REGINA SOUZA DA SILVA CONDE
Notícia cadastrada em: 15/09/2021 11:57