Banca de DEFESA: RODRIGO JUNIOR FARIAS DA COSTA

DISCENTE: RODRIGO JUNIOR FARIAS DA COSTA
DATA: 05/02/2021
LOCAL: Instituto de Ciências da Saúde - Sala Google Meets

DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA TUBERCULOSE E SUA RELAÇÃO COM CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS E DEMOGRÁFICAS NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA, PARÁ, BRASIL

Tuberculose. Epidemiologia. Saúde pública.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Epidemiologia

Introdução: A Tuberculose, doença bacteriana de alta endemicidade no Brasil, ainda se mantém como um grande problema de saúde pública principalmente na região norte, contudo o município de Ananindeua tem apresentado disparidades em relação a incidência regional da doença. Objetivo: Analisar a distribuição espacial e temporal da Tuberculose e sua relação com as características socioeconômicas e demográficas no município de Ananindeua-PA, no período de 2010 a 2017. Metodologia: Foi realizado um estudo ecológico e transversal tendo como base os dados dos Sistemas de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde e do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Foram analisadas variáveis socioeconômicas, demográficas e epidemiológicas. Para o perfil epidemiológico foi utilizado o teste estatístico qui-quadrado de aderência, com o software BioEstat 5.3. Foram confeccionados mapas temáticos para visualizar a distribuição da doença no espaço urbano do município, onde foram utilizadas técnicas de geoprocessamento. Resultados: Foi observada uma tendência decrescente do número de casos de Tuberculose. O perfil dos indivíduos mais acometidos foi do sexo masculino (59,41%), faixa etária adulta (83,18%), com nível fundamental incompleto (36,14%), raça parda (75,06%) e com desfecho de cura (64,92%). A análise também mostrou que a doença está distribuída de forma não homogênea no município e mostra evidências de um silêncio epidemiológico em determinados espaços geográficos. Conclusão: Este estudo proporcionou uma melhor compreensão do perfil epidemiológico dos casos de Tuberculose do município de Ananindeua-Pa. Foi observado que a Tuberculose ainda é um grande problema de saúde pública, precisando de mais programas de promoção e prevenção à saúde.

Presidente - 1804525 - DENISE DA SILVA PINTO
Interno - 2390797 - JOAO SIMAO DE MELO NETO
Externo à Instituição - JOSÉ AUGUSTO BASTOS ACÁCIO
Externo à Instituição - JOÃO SÉRGIO DE SOUSA OLIVEIRA