Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CHRISTINE ELIZABETH LOBATO BEMERGUY

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHRISTINE ELIZABETH LOBATO BEMERGUY
DATA: 02/12/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Instituto de Ciências da Saúde
TÍTULO:

IMPLANTAÇÃO DA REGULAÇÃO DO SERVIÇO DE URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS OFTALMOLÓGICAS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO BETTINA FERRO DE SOUZA EM BELÉM. 


PALAVRAS-CHAVES:

Regulação, Urgência, Emergência, Oftalmologia.


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Epidemiologia
RESUMO:

O presente trabalho de pesquisa tem como objeto a proposta de Implantar a Regulação das Urgências e Emergências Oftalmológicas no Hospital Bettina Ferro de Souza. Para tal, se propõe a analisar a regulação das urgências e emergências em oftalmologia no HUBFS, analisar como funciona a regulação das urgências e emergências em oftalmologia no HUBFS, construir um quadro epidemiológico das doenças oftalmológicas no âmbito da assistência das urgências e emergências, analisar a capacidade instalada para a implantação da Urgência e Emergência oftalmológica conforme preconiza a portaria 957 de 2008 do Ministério da Saúde; propondo um plano de organização e habilitação a nível Estadual do Serviço de Urgência e Emergência em Oftalmologia no HUBFS. A pesquisa descreve conceitos, classificação e legislações sobre regulação das ações de saúde; fala sobre a rede de atenção e regulação em oftalmologia abordando as principais Urgências e Emergências Oftalmológicas e destacando a importância do atendimento de urgência e emergência em oftalmologia para o sistema de saúde. Os casos de emergências relacionadas ao Olho requerem um atendimento inicial adequado, rápido e eficaz, feitos por um especialista na área, pois, eles têm um impacto muito grande na recuperação da saúde e na diminuição do risco de perda visual irreversível para o paciente. Em algumas situações o dano ocular significa limitação na qualidade de vida do usuário. Será realizado um estudo exploratório descritivo e abordagem quali-quantitativa no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza. A pesquisa é descritiva, na medida em que visa descrever como funciona o atendimento de Urgência e Emergência no HUBFS, envolvendo o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário semi estruturado. Este Hospital foi escolhido por atender na especialidade de Oftalmologia e ser totalmente SUS.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALINE MARIA PEREIRA CRUZ
Presidente - 326592 - JOAO FARIAS GUERREIRO
Interno - 1508844 - MARCOS VALERIO SANTOS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 25/11/2019 16:30
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1