Banca de QUALIFICAÇÃO: TAIANA MOITA KOURY ALVES

DISCENTE: TAIANA MOITA KOURY ALVES
DATA: 07/06/2019
LOCAL: Instituto de Ciências da Saúde

DESAFIOS DA REGULAÇÃO DO ACESSO À ASSISTÊNCIA HOSPITALAR NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, EM BELÉM DO PARÁ: SOB A ÓTICA DOS GESTORES.

Gestão em Saúde, Saúde Pública, Sistema Único de Saúde.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública

No Brasil, vive-se em um Estado Democrático de Direito e a Constituição Federal de 1988 estabelece, em seu art. 196, que a saúde é direito de todos e dever do Estado. Um grande desafio do sistema de saúde brasileiro é a assistência médico hospitalar, pois ainda está assentada numa rede de atenção à saúde desordenada e fragmentada, com carência de organização e hierarquização de serviços. Culminando, com incapacidade crônica de responder as demandas de internação hospitalar da população. Justificativa: O interesse por este tema surgiu após admissão da autora no Núcleo Interno de Regulação, do Hospital Universitário João de Barros Barreto, o qual faz interface com os Departamentos de Regulação Municipal e Estadual do SUS, no estado do Pará. Objetivos: Conhecer os problemas enfrentados pela regulação do acesso à assistência hospitalar no SUS, em Belém do Pará. Metodologia: estudo descritivo, do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa sobre regulação do acesso à assistência hospitalar no SUS, no município de Belém. Resultados Esperados: ganho de conhecimento e entendimento na área, a partir de exemplos práticos das dificuldades da regulação dos serviços, além de tentar difundir as soluções propostas pelos gestores para facilitar esse processo.

Externo à Instituição - CARLOS LEONARDO FIGUEIREDO CUNHA
Externo ao Programa - 2153023 - PAULO DE TARSO RIBEIRO DE OLIVEIRA
Presidente - 1796306 - PEDRO PAULO FREIRE PIANI
Externo à Instituição - REGINA FATIMA FEIO BARROSO