Banca de DEFESA: ILA IANDARA ARAÚJO DE SOUZA

DISCENTE: ILA IANDARA ARAÚJO DE SOUZA
DATA: 26/04/2019
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

FATORES SOCIODEMOGRÁFICOS, ESTILO DE VIDA E DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS ASSOCIADOS À DEFICIÊNCIA FÍSICA NA PESSOA IDOSA BRASILEIRA: ANÁLISE DA PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE.

Idoso. Pessoas com deficiência. Estilo de vida. Envelhecimento.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública

Introdução: Com o aumento da idade, vários são os fatores de risco associados à saúde que sofrem consequências e mudanças. Além da tendência natural de declínio das funções orgânicas do corpo, há ainda aumento das doenças crônicas não transmissíveis, fatos que podem gerar déficits funcionais importantes e posteriores deficiências físicas. Estudos sugerem que o envelhecimento tem enorme influência sobre as tendências referentes às deficiências físicas. Objetivo: Identificar os fatores sociodemográficos, o estilo de vida e o diagnóstico autorreferido de doenças crônicas não transmissíveis associados à presença ou ausência de deficiência física em idosos no Brasil, segundo os dados da PNS. Metodologia: Estudo Transversal, de base populacional, realizado por meio de dados secundários da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do ano de 2013. Utilizou-se amostra de n= 11.177 indivíduos com 60 anos ou mais de idade e selecionada amostra com algumas deficiência física (n= 382), sendo excluídos 21 que apresentaram deficiência física congênita, totalizando um n=361 idosos com deficiência física, para análise dos módulos G (Pessoas com deficiências), P (Estilos de Vida) e Q (Doenças Crônicas Não Transmissíveis). As variáveis utilizadas foram: idade, sexo, raça/cor da pele, estado civil, escolaridade; uso abusivo de bebidas alcoólicas, hábito de fumar e prática de atividade física. Além de diagnóstico autorreferido para hipertensão arterial, diabetes, acidente vascular cerebral, infarto e doenças respiratórias crônicas. Os idosos com deficiência física foram considerados a variável desfecho com intervalo de confiança (IC) de 95%. Foi calculada a prevalência de idosos com deficiência física e sem deficiência, segundo as variáveis estudadas. Resultado: As variáveis: sexo, prática de atividade física regular e as DCNT: Diabetes Mellitus e Acidente Vascular Cerebral mostraram-se fatores associados tanto para os idosos com deficiência física como para os sem deficiência física. Por sua vez, a variável escolaridade e a DCNT infarto, apresentaram associação apenas aos idosos com deficiência, o que não ocorreu com qualquer variável em relação aos idosos sem deficiência. Conclusão: As variáveis idade, sexo, escolaridade, prática de atividade física regular, e Diabetes Mellitus, Acidente Vascular Cerebral e Infarto apresentaram associação aos idosos com deficiência física. Quando comparadas as prevalências entre os dois grupos, houve associação direta no sexo masculino e as deficiências físicas, assim como mostrou que idosos com deficiência física são mais inativos do que os sem deficiência. Quando comparadas as DCNT, observou-se que apenas a Diabetes Mellitus e o Acidente Vascular Cerebral apresentaram diferenças significativas de prevalências entre os grupos com e sem deficiência, estando assim, essas variáveis, associadas às deficiências físicas. O Acidente Vascular Cerebral, por sua vez, foi três vezes mais frequente nos idosos com deficiência física do que em idosos sem deficiência.

Externo à Instituição - BIATRIZ ARAÚJO CARDOSO
Interno - 1804525 - DENISE DA SILVA PINTO
Presidente - 2033335 - NAIZA NAYLA BANDEIRA DE SA
Externo ao Programa - 1805405 - VICTOR AUGUSTO CAVALEIRO CORREA