Banca de DEFESA: ROMENIA VIDAL DE FREITAS ESTRELA

DISCENTE: ROMENIA VIDAL DE FREITAS ESTRELA
DATA: 17/12/2018
LOCAL: INSTITUTO DE CIENCIAS DA SAÚDE - DALA DE AULA DO PPGSAS

ASSOCIAÇÃO ENTRE EXCESSO DE PESO E TABAGISMO NA POPULAÇÃO ADULTA DO BRASIL: VIGITEL 2016

Excesso de Peso; Tabagismo; Adultos; Vigitel

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis estão na agenda global como um dos maiores problemas de saúde e desafio do século XXI, e vários fatores modificáveis estão associados a elas, como: tabagismo, alimentação inadequada, inatividade física e álcool. A má alimentação e as mudanças no estilo de vida contribuíram para o aumento da prevalência da obesidade. Estudos sugerem que existe uma associação entre a obesidade e o hábito de fumar, este, muitas vezes sendo utilizado como alternativa no controle do peso, por acreditarem que o hábito de fumar influencia no peso. Objetivo: Verificar a associação entre o excesso de peso e o tabagismo, considerando os fatores sociodemográficos e comportamentais, na população adulta do Brasil, a partir dos dados do VIGITEL 2016. Metodologia: Estudo transversal, de base populacional, a partir de dados do ano de 2016, do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL) com adultos (≥ 18 anos de idade), residentes nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. A amostra total foi de 53.210 pessoas entrevistadas, mas para este trabalho serão utilizados apenas dados de pessoas com idade ≥ 20 anos e ≤ 59 anos, e serão excluídas mulheres grávidas no momento da entrevista, pessoas que não souberam informar seu peso e/ou sua altura atual, assim como pessoas que se declaram indígena e/ou amarelo. As variáveis utilizadas serão: excesso de peso, comportamento tabágico, idade, escolaridade, união conjugal, consumo de bebidas alcoólicas, atividade física, comportamento sedentário, consumo alimentar e hipertensão arterial, diabetes, colesterol ou triglicerídeos elevados. O excesso de peso será considerado a variável desfecho (dependente), classificada com IMC ≥ 25 Kg/m2, derivado do peso e altura autorrelatados. O comportamento tabágico será a variável explanatória (independente), em que será considerado: fumante atual, ex-fumante e nunca fumante. As variáveis serão estratificadas por sexo, e calculada a distribuição da população (total e por sexo), considerando todas as variáveis estudadas, ambas considerando o intervalo de confiança (IC) de 95%. Será aplicado o teste do Qui-quadrado para todas as variáveis e serão selecionadas as variáveis com p < 0,02 para a análise multivariada utilizando Regressão de Poisson. Será utilizado o software STATA versão 12.0 para a análise dos dados. O VIGITEL tem a aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa para Seres Humanos do Ministério da Saúde e o consentimento livre e esclarecido foi obtido verbalmente no momento do contato telefônico com as pessoas entrevistadas (BRASIL, 2016; 2017).

Externo ao Programa - 3210370 - EDSON MARCOS LEAL SOARES RAMOS
Interno - 1615573 - LILIANE SILVA DO NASCIMENTO
Interno - 2213969 - MARIA DO SOCORRO CASTELO BRANCO DE OLIVEIRA BASTOS
Presidente - 2033335 - NAIZA NAYLA BANDEIRA DE SA