Banca de DEFESA: ARTHUR CARNEIRO BERNARDES

DISCENTE: ARTHUR CARNEIRO BERNARDES
DATA: 28/08/2017
LOCAL: ANFITEATRO DO NÚCLEO DE MEDICINA TROPICAL – NMT/UFPA

DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO - TEMPORAL DA TUBERCULOSE NO MUNICÍPIO DE BELÉM - PARÁ, NO PERÍODO DE 2009 A 2016

saúde pública; tuberculose; distribuição espacial; estimativa de kernel; razão de kernel

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Epidemiologia

O uso de técnicas de geoprocessamento e Sistemas de Informação Geográfica aplicados à análise espacial de doenças e agravos à saúde tem se revelado uma poderosa ferramenta, pois faculta à vigilância epidemiológica o monitoramento da situação de saúde em espaços e tempos, pois contribui no acompanhamento da forma como se comportam as variáveis determinantes e intervenientes que constituem o processo Saúde x Doença, o que facilita a descrição do comportamento de agentes patogênicos e a delimitação de áreas de risco ou de influência destes agentes. Neste estudo foi analisada a distribuição espaço-temporal da tuberculose (TB), no município de Belém - Pará, entre os anos de 2009 e 2016, com base em dados secundários do Sistema de Informação sobre Agravos de Notificação (SINAN). Tomou-se por objetivo determinar o perfil sociodemográfico da população com a doença, analisar a evolução temporal dos casos e, identificar e caracterizar fatores e possíveis áreas de risco de transmissão da TB. Para tanto, foi construído um banco de dados geográfico (BD_GEO), com informações sociodemográficas e ambientais. Foram utilizadas bases cartográficas de setores censitários, aglomerados subnormais, bairros, limites municipais e sedes, além de dados alfanuméricos da Base de Informações do Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e suas estimativas para os anos subsequentes. Após depuração, os dados epidemiológicos contidos no SINAN, foram agrupados por bairros e associados aos dados do BD_GEO, resultando em um banco de dados georreferenciado dos casos de TB no município de Belém (N=10.493), o que permitiu a aplicação de algoritmos geoestatísticos que viabilizaram a observação do comportamento das variáveis na área de estudo. Foi calculado o índice de Moran Global (I.C.-95% e α=5%), que apontou autocorrelação espacial positiva para TB em todos os anos do estudo. Foi utilizado o teste c2-Quadrado (I.C.-95% e α=5%), que indicou tendência significativa na distribuição das variáveis sociodemográficas em relação à TB. A doença foi provavelmente mais significativa em indivíduos do sexo masculino, entre 20 e 59 anos de idade, da raça/cor parda, que completaram os estudos até o ensino médio e que vivem em áreas com determinado grau fragilidade social. Para analisar a forma e a intensidade com que a TB se expressa na área de estudo foram utilizados dois métodos: O de Estimativa de Densidade Kernel (EDK) que é um método estatístico de interpolação que identifica uma superfície contínua de densidade, formando clusters (aglomerados) nas áreas de maior ocorrência de casos de TB, e o de Razão de Kernel (RDK), que se comporta de maneira semelhante, no entanto, pondera a ocorrência dos casos de TB e a população das localidades na área de estudo, formando clusters nas áreas de maior incidência da doença. O EDK e a RDK, resultaram em clusters em áreas específicas ao longo de todo o período estudado, o que permitiu tanto analisar a evolução temporal da doença, que se apresenta de maneira padronizada no espaço gerográfico, como indicar quais áreas oferecem maior probabilidade de risco de transmissão da TB. Assim, é possível inferir que a doença permanece recrudescente em locais de alto adensamento populacional, com pessoas vivendo em situação de baixa renda e na presença identificada, na maioria dos casos, de condições de desvantagem, risco ou vulnerabilidade social. Classicamente, fatores iníquos que contribuem para a perpetuação da TB além dos estigmas sociais envolvidos e a própria condição, de certa forma segregativa que é impetrada pelo agravo, auxiliam na manutenção desta cadeia. Sob esta perspectiva, conclui-se que a realização de estudos usando o poder elucidativo e direcionador das técnicas de geoprocessamento permitiu determinar o perfil sociodemográfico dos acometidos, analisar a evolução espaço temporal da TB e identificar e caracterizar fatores, delimitando as possíveis áreas de risco de transmissão.

Externo à Instituição - ANGELA MARIA RODRIGUES FERREIRA
Externo ao Programa - 142.231.712-91 - CLEA DE NAZARE CARNEIRO BICHARA - UEPA
Presidente - 1357763 - EDNA AOBA YASSUI ISHIKAWA
Externo à Instituição - RICARDO JOSÉ DE PAULA SOUZA E GUIMARÃES