Notícias

Banca de DEFESA: HALLESSA DE FATIMA DA SILVA PIMENTEL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HALLESSA DE FATIMA DA SILVA PIMENTEL
DATA: 30/09/2017
HORA: 09:00
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
TÍTULO:

A INFLUÊNCIA DO AÇAÍ NOS COMPONENTES DA SÍNDROME METABÓLICA EM COMUNIDADE RIBEIRINHA DAS ILHAS DO COMBÚ, PAPAGAIO E MURUTUCUM, BELÉM-PA-BRASIL”


PALAVRAS-CHAVES:

Euterpe, Síndrome X Metabólica, Antioxidantes, Amazônia


PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Epidemiologia
RESUMO:

Projeções para o ano de 2030 apontam um aumento de 55 milhões de mortes decorrentes das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e mais de 23 milhões de pessoas morrerão de doenças cardiovasculares (OMS, 2014). Diante da importância no contexto das DCNT, a síndrome metabólica (SM) destaca-se por ser um complexo de disfunções metabólicas e hemodinâmicas que resultam na anormalidade mais comum atualmente (PINHO et al., 2014). Oliveira et al. (2010) realizaram um estudo onde houve a indução da síndrome metabólica em ratos e observaram que no grupo alimentado com açaí (Euterpe oleracea) ocorreu uma redução da síndrome metabólica. Objetivos: Verificar a associação entre os componentes da SM e o consumo de açaí na população ribeirinha das ilhas do Combú, Murutucum e Papagaio, localizadas no município de Belém, Pará, Brasil; Calcular a frequência dos componentes da síndrome metabólica e consumo de açaí nessa população. Metodologia: O estudo é transversal, correlacional e faz parte do projeto “Katuana do Combú - vulnerabilidade ao DM2 e HAS no Arquipélago do Combú". A população alvo do estudo são indivíduos a partir de 30 anos, ambos os gêneros, residentes no Arquipélago do Combú, localizado na Baía do Guajará, município de Belém – Pará, totalizando 655 pessoas, cuja amostra consiste de 214 indivíduos. Um questionário padronizado foi aplicado em domicílio; houve coleta de material biológico; antropometria e avaliação da pressão arterial e da frequência do consumo de açaí através de um questionário de frequência alimentar.  A definição da SM foi dada segundo critérios da International Diabetes Federation (IDF). Todas as variáveis serão testadas para a distribuição normal com o Kolmogorov-Smirnov. Os participantes serão categorizados em “portadores” ou “não portadores” de SM e distribuídos em grupos por categoria de consumo de açaí utilizando quartis para permitir que os componentes da SM sejam comparados. O software IBM SPSS Statistics 20 será utilizado para a análise dos dados. Resultados Esperados: Espera-se medir a associação entre o consumo de açaí e a presença de Síndrome Metabólica entre os participantes e assim, avaliar seu possível efeito protetor.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1795698 - ANDERSON RAIOL RODRIGUES
Interno - 1258528 - MARILIA DE SOUZA ARAUJO
Presidente - 2153125 - MARY ELIZABETH DE SANTANA
Notícia cadastrada em: 10/08/2017 11:27
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2