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Banca de DEFESA: MARCIA DO SOCORRO BOTELHO CAVALCANTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA DO SOCORRO BOTELHO CAVALCANTE
DATA: 11/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Via videoconferência
TÍTULO:

O ENSINO DA GRAMÁTICA POR ENTRADA DE SENTIDO: CARACTERIZAÇÃO DE SERES/EVENTOS EM PORTUGUÊS


PALAVRAS-CHAVES:

Gramática dos sentidos; Semiolinguística; Caracterização de seres/eventos; Ensino de gramática.


PÁGINAS: 170
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Este trabalho insere-se na área de Linguagens e Letramento do Mestrado Profissional em Letras (PROLETRAS) da Universidade Federal do Pará, e tem como tema a caracterização dos seres e eventos em língua portuguesa pela entrada de sentido. Problematiza-se que a maioria dos alunos da escola contexto da pesquisa mostra insegurança em como identificar características de seres e eventos expressas num texto, considerando-se que, além dos adjetivos, outras formas linguísticas se relacionam com a categoria de sentido de que se trata neste trabalho. A partir do fenômeno levantado, à luz dos pressupostos teórico-analíticos da Semiolinguística, com base em estudos de Travaglia (2011) e Charaudeau (2015), além de importantes contribuições de estudiosos como Bakhtin(1992[1929], Geraldi (2003[1997], 2012[1984]), Zanini (1999), Neves (2018), North & Santaella (2017), Peirce (2005), Vogt (2006), Macambira (1993), Mattoso Câmara Jr. (1987[1970], Macedo (1987), tem-se como objetivo geral elaborar um produto didático, a partir do enfoque metodológico de Lopes-Rossi (2002; 2008), e contribuições de Menegassi (2010; 2018) e Ohuschi (2018; 2019) e Ritter (2010), para ser desenvolvido em turmas dos 9oanos do Ensino Fundamental. Para tanto, foram objetivos norteadores (i) investigar qual o conhecimento prévio dos alunos-sujeitos da pesquisa quanto ao processo de caracterização; (ii) examinar a contribuição de gramáticas acerca do estudo sobre caracterização (adjetivação), o que poderá servir de parâmetro para o presente trabalho; (iii) divulgar, entre professores de Língua Portuguesa, um produto
didático construído com base nos pressupostos de uma gramática de sentido. Procedeu-se, como opção metodológica, a uma pesquisa participante, de cunho predominantemente descritivo-qualitativo no tratamento dos dados levantados, pelos quais se buscou ter indícios do conhecimento dos sujeitos da pesquisa quanto ao
processo de caracterização e das formas disponíveis na língua portuguesa. Os instrumentos utilizados para a pesquisa diagnóstica constituíram-se de técnicas de observação e de registros para a constituição de um corpus a partir do qual se confirmou que, embora os alunos demonstrem competência para caracterizar, não têm o domínio suficiente de que existe uma diversidade de formas da língua para expressar categorias de sentido, o que justifica investir-se no ensino de gramática com entrada pelos sentidos. De posse dos resultados, formulou-se o produto didático Texto, Gramática e Produção de Sentidos, cujas atividades propostas estão distribuídas por módulos didáticos – de leitura, de análise linguística, de produção textual e de divulgação ao público – e que tem como produto final, a produção escrita de uma coletânea de relatos pessoais, preferencialmente, para ser feita por alunos dos 9o anos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 326290 - IACI DE NAZARE SILVA ABDON
Externo à Instituição - LILIAN CRISTINA BUZZATO RITTER
Interno - 1766802 - MARCIA CRISTINA GRECO OHUSCHI
Notícia cadastrada em: 02/12/2020 13:25
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