Banca de DEFESA: LENA CILENE HASHIGUTI DE ARAÚJO

DATA: 26/06/2020
LOCAL: Videoconferência

BIBLIOTECA INTINERANTE NA ESCOLA: uma proposta para formação de leitores

Formação de leitores. Leitura literária. Biblioteca escolar.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Formar leitores em um país onde há dificuldades de acesso a livros por maior parte da população, em razão de condições sociais desiguais, é um desafio, mas também um compromisso que deve ser assumido pelos órgãos responsáveis pela educação em todos níveis, e, principalmente, pela escola pública. Pois, ela possui ferramentas capazes de atuar para promover a democratização da leitura. A principal delas é a biblioteca escolar, a   qual não
consiste somente em um espaço físico dentro da escola, mas em um movimento em prol da disseminação da leitura no espaço escolar, de modo que ao estudante seja dada a oportunidade de inserir no seu cotidiano um elemento a mais, o livro. Desse modo, este estudo elencou como objetivo central a promoção do acesso ao livro aos estudantes de uma escola pública da rede estadual do distrito de Icoaraci, da cidade de Belém do Pará, por meio da criação de uma biblioteca itinerante. A biblioteca foi organizada com acervos do Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE. Para que os acervos ficassem disponíveis para todos os estudantes da instituição, foi realizado um projeto de leitura, com a participação do corpo docente e técnico da escola, tendo como atividade principal O Dia da Biblioteca Itinerante na Escola. Contudo, apenas cinco turmas do Ensino Fundamental II foram acompanhadas pelo professor-pesquisador. Essas turmas receberam estímulos para realizar empréstimos durante as aulas destinadas à leitura, nas quais buscou-se estratégias de leitura que levasse em consideração as particularidades de cada estudantes ao entrar em contato com textos polissêmicos. Elegeu-se como metodologia para a coleta e discussão de dados a pesquisa-ação. A discussão teórica está fundamenta em Zilberman (1991), Lajolo, Zilberman (1996), Gebara (2002), Abreu (2006), Lajolo (2006) Ferrera (2009), Sales (2014), De Maria (2016) e outros.

Interno - 1357803 - FERNANDO MAUES DE FARIA JUNIOR
Presidente - 1153617 - GERMANA MARIA ARAUJO SALES
Externo à Instituição - MIRIAN HISAE YAEGASHI ZAPPONE
Notícia cadastrada em: 19/06/2020 18:32