Banca de DEFESA: RAFAEL DOS SANTOS LOPES

DISCENTE: RAFAEL DOS SANTOS LOPES
DATA: 19/04/2022
LOCAL: SALA DO PROFLETRAS/VIDEOCONFERÊNCIA

JOGOS DE RPG NA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A IDENTIDADE CULTURAL EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA MARAJOARA NO RIO CANATICU, EM CURRALINHO – PA

Análise do Discurso; RPG; Jogos de Interpretação; Escola Ribeirinha; Identidade Cultural; Ensino Modular; Populações Tradicionais do Marajó

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Os estudos realizados para produzir esta dissertação lançou sobre os jogos de interpretação de papéis, os famosos RPGs (sigla inglesa para Role-Playing Game), uma pesquisa sob a ótica da teoria da Análise do Discurso. Estes jogos possuem um potencial significativo para serem utilizados como tecnologia de ensino. Isso por conta das possibilidades que o RPG proporciona em tantas áreas de conhecimento. Assim, decidimos analisar o quão eficaz esta ferramenta se apresenta como motivadora/facilitadora do exercício da identidade cultural do sujeito no processo de ensino-aprendizagem, ao ressaltar o lugar/espaço de fala do sujeito-estudante em sua posição sócio-histórica. Assim, fazemos uma reflexão sobre o papel do jogo e da aprendizagem lúdica na manifestação do discurso e suas vozes ao longo da formação da identidade cultural considerando o lugar/espaço da sala de aula rural, marajoara, portanto, às margens de um rio amazônico, bem afastado dos centros urbanos. Dentro do contexto sócio-histórico em que o indivíduo-sujeito está inserido. Lançamos sobre os jogos de RPG uma pesquisa conceitual e tipológica aprofundada do que se trata esta modalidade de entretenimento, respondendo o que é RPG. Em seguida apresentamos todo o contexto histórico-geográfico e cultural do local onde a intervenção pedagógica foi aplicada, na qual abordamos o município de Curralinho, no Marajó, apresentamos a comunidade e fazemos uma descrição da escola São Francisco dos Pacas. Com toda a pesquisa realizada até então, apresentamos o sistema de RPG que foi aplicado na escola e os critérios de cunho identitários dos sujeitos-discentes, relativos aos utilizados na escolha do jogo trazido para a sala de aula, focalizando os personagens, o cenário e a aventura. Detalhamos como foi executada a proposta do jogo de interpretação de papéis em passo-a-passo para depois realizarmos um exame minucioso, com base nos conceitos da Análise do Discurso, sobre os textos produzidos pelos sujeitos-alunos alvo da intervenção. Após as considerações finais, incorporamos um apêndice a essa dissertação com uma proposta pedagógica para que qualquer docente tenha em mãos uma orientação detalhada de como aplicar o RPG em sala de aula em qualquer disciplina e, inclusive, realizar trabalhos interdisciplinares com seu corpo discente.

Interno - 2834703 - ISABEL CRISTINA FRANÇA DOS SANTOS RODRIGUES
Presidente - 1258525 - MARCOS ANDRE DANTAS DA CUNHA
Externo à Instituição - ROSIMAR REGINA RODRIGUES DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 15/04/2022 13:55