Notícias

Banca de DEFESA: IANNA DIAS RIBEIRO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IANNA DIAS RIBEIRO DA SILVA
DATA: 03/05/2022
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE REUNIÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO
TÍTULO:

"INVESTIGAÇÃO FITOQUÍMICA DO INFUSÃO DAS FOLHAS DE Salix humboldtiana Mart. E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTI-INFLAMATÓRIA EM Danio rerio"


PALAVRAS-CHAVES:

Salix humboldtiana, gênero Salix, compostos fenólicos, atividade anti-inflamatória.


PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

O S. humboldtiana possui em sua biologia, aspectos relevantes, para o estudo em diferentes áreas de conhecimento, como por exemplo: fitoquímica, ciências ambientais, etnobotânica devido às características da espécie, tais como: morfologia, fisiologia e a fenologia  e são utilizadas na medicina tradicional para o tratamento de diversas doenças inflamatórias, dores de origem reumáticas, estados febris, entre outros injurias. Porém, existem poucas informações sobre a espécie na literatura. Diante do exposto a respeito do gênero Salix que, apresenta uma diversidade bastante significativa de usos na medicina popular, tendo na espécie Salix alba L. o seu mais consagrado representante que está incluído no Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira (FFFB), sendo descrita a preparação extemporânea das cascas de caule secas, indicado como anti-inflamatório e antitérmico. Diante desta promissora possibilidade de inserção desta espécie no FFFB e na falta de estudo químicos do Salix humboldtiana Willd. Este trabalho se propõe a investigar os compostos fitoquímicos do extrato aquoso das folhas com o objetivo de ampliar o arsenal de informações sobre o gênero através de estudos farmacognósticos (físico e físico-químico); fracionamento e utilizando Métodos cromatográficos e avaliar a atividade anti-inflamatória do extrato através da utilização em modelo Zebrafish. Através de todo o exposto, faz-se de grande interesse investigar a sua constituição química e suas possíveis atividades biológicas, visto que a comprovação cientifica promove uma alternativa de tratamento de forma segura aos usuários.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2153601 - WAGNER LUIZ RAMOS BARBOSA
Interno - 1506913 - CARLOS EMMERSON FERREIRA DA COSTA
Interno - 1152809 - JOSE LUIZ FERNANDES VIEIRA
Interno - 2492187 - JOSE OTAVIO CARRERA SILVA JUNIOR
Interno - 1134706 - ROSEANE MARIA RIBEIRO COSTA
Externo à Instituição - BERTA MARIA HEINZMANN
Externo à Instituição - ELAINE CRISTINA PACHECO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 26/04/2022 11:31
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1