PRODUÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE COMO RECURSO DIDÁTICO NO AUXÍLIO AO DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE PULMONAR NA ATENÇÃO PRIMARIA
Doença Infecciosa Pulmonar; Educação continuada; Exame Diagnóstico; Tuberculose Pulmonar; Tecnologias Educacionais
Introdução: A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis. Os órgãos mais acometidos pela doença são os pulmões. O diagnóstico precoce e o inicio do tratamento rápido e adequado são fundamentais para reduzir a disseminação da tuberculose. Os avanços tecnológicos dos diagnósticos laboratoriais da TB exigem constante atualização por parte dos profissionais, os quais podem ter dificuldades em adquirir esses novos saberes, devido à lida diária. As tecnologias de educação (TE) em saúde podem auxiliar esses profissionais quanto aos principais exames laboratoriais que podem ser solicitado, para um melhor diagnostico e controle da TB na atenção primaria. Objetivo: Produzir uma tecnologia educacional (TE), do tipo cartilha, para profissionais de saúde, sobre o diagnostico e controle da TB na atenção primaria. Material e métodos: A construção da TE seguiu as etapas de fundamentação teórica, estruturação e produção da cartilha. A cartilha foi confeccionada a partir dos resultados de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL). Resultado: Após busca sistematizada e registro quantitativo dos estudos selecionados, obteve-se 14 pesquisas que atendiam os critérios pré-determinados. Em um primeiro momento, apresenta-se a correspondência quantitativa referente aos estudos encontrados, analisados e selecionados em parâmetro geral, considerando os critérios de inclusão e exclusão. Em uma segunda análise, apresentam-se as vertentes de busca, com base na proposta do tema, que tiveram como função delimitar as formas de apresentação dos estudos. A partir daí foi construída a cartilha, com fluxogramas didáticos para auxiliar no diagnostico, seguindo-se recomendações para concepção e eficácia de materiais educativos, de acordo com as seguintes características: conteúdo, linguagem, organização, layout, ilustração e aprendizagem Conclusão: A produção da cartilha visa promover a autonomia e aumentar as chances de sucesso na investigação da TB, contribuindo para a qualidade de vida do paciente, segurança ao profissional em relação ao tratamento aplicado e redução dos custos e tempo de tratamento ao identificar a resistência à medicação no inicio do tratamento.