Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA INGRID CARDOSO PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANESSA INGRID CARDOSO PEREIRA
DATA: 27/03/2020
HORA: 10:00
LOCAL: ICB
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO IMUNOFENOTÍPICA DE MONÓCITOS COMO POSSÍVEL MARCADOR BIOLÓGICO PARA INFECÇÃO PELOS VÍRUS ZIKA E CHICKUNGUNYA.


PALAVRAS-CHAVES:

Imunofenotipagem, Vírus Chikungunya, Vírus Zika, Monócitos, Biomarcadores, Monócitos Matadores Ativados.


PÁGINAS: 32
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

INTRODUÇÃO. Os vírus Zika (ZIKV) e Chickungunya (CHIKV) ganharam interesse mundial em função dos recente surtos que os associavam a anormalidades congênitas em recém-nascidos e à Síndrome de Guillain Barre (GBS) em adultos, fatos que os tornaram um problema de saúde pública de grande apelo social. Também diversos estudos tem demonstrado que os monócitos são o principal alvo celular nessa infecção tanto por seu papel protetor como patogênico na infecção por flavivírus e outros patógenos, atuando como primeira linha de defesa na produção de mediadores inflamatórios e posteriormente para a disseminação desses vírus para órgãos protegidos por barreiras biológicas através de um mecanismo denominado “Cavalo de Tróia”. Por esse motivo clinicamente esses vírus apresentam uma fase virêmica relativamente curta com sintomas iniciais leves, e uma fase crônica com sintomas de moderados a graves. A identificação de pacientes em fase aguda com ZIKV e CHIKV porém ainda é um desafio, que poderia ser minimizado caso fosse possível encontrar um marcador biológico precoce para esta fase da infecção. Objetivo geral. Caracterizar o perfil imunofenotípico de ativação de monócitos provenientes do sangue periférico de pacientes infectados pelos vírus ZIKV e CHIKV como possível marcador biológico precoce para esta infecção. Metodologia. Serão utilizadas e analisadas amostras de hemograma para determinação do quantitativo de monócitos de pacientes que tenham solicitação de diagnóstico sorológico para ZIKV ou CHIKV, e para a caracterização imunofenotípica, por citometria de fluxo, das subpopulações dessas células através da utilização de um painel de anticorpos monoclonais de superfície composto por anti-CD14, anti-CD64, anti-CD4, anti-HLA-DR, anti-CD16, anti-CD11b e anti-CD45, marcados com os fluorocromos: fluoresceína (FITC), ficoeritrina (PE), piridina-clorofila (PercP) e APC. Sendo todas as amostras adquiridas no citometro de fluxo DxFlex® e analisadas no software CytExpert for DxFlex (BC Coulter).


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1152934 - EDUARDO JOSE MELO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1774934 - FRANCISCO ACACIO ALVES
Presidente - 1368345 - LACY CARDOSO DE BRITO JUNIOR
Interno - 1549630 - MAISA SILVA DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 16/03/2020 17:34
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2