Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA SILVANA PINTO LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA SILVANA PINTO LOPES
DATA: 20/06/2018
HORA: 12:00
LOCAL: ICB
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS TOXICOLÓGICOS, BIOQUÍMICO, HISTOPATOLÓGICO E ELETROENCEFALOGRÁFICOS RELACIONADOS À UTILIZAÇÃO DO DECOCTO DAS CASCAS DE Himatanthus sucuuba.


PALAVRAS-CHAVES:

Himatanthus sucuuba, Toxicidade, Eletroencefagrama, Decocto.


PÁGINAS: 32
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Bioquímica
RESUMO:

A utilização das plantas medicinais com finalidades terapêuticas e profiláticas para várias doenças é uma das práticas médicas mais antigas existentes, sendo desta forma propagada de geração em geração. Elas produzem uma grande variedade de substâncias químicas que constitui recurso terapêutico relevante para uma parcela significativa da população mundial que, não tem acesso aos medicamentos industrializados. Apesar de sua vasta utilização, seu perfil tóxico, muitas vezes não é bem conhecido., gerando desta forma a necessidade de pesquisas para o esclarecimento e confirmação de informações sobre as ações das plantas, visando à minimização de efeitos colaterais e toxicológicos, haja vista esse uso deve ser confiável e seguro. Faz parte deste grupo a Himatanthus sucuuba (Sucuuba, Ucuuba e Sucuba) que na Amazônia Brasileira, que tem as cascas empregadas no tratamento de úlceras gástricas No entanto, a literatura revela grande escassez de estudos de caráter toxicológico relacionado à Sucuuba, tornando promissora a descrição da toxicidade subcrônica, de possíveis alterações anatopatológicas (de órgãos como fígado, rins e parte duodenal intestino), bem como, de possíveis alterações do perfil eletrofisiológico relacionada ao uso desta planta medicinal. Objetivos: Avaliar parâmetros toxicológicos: frente o Bioensaio de toxicidade para Larvas de Artemia salina, avaliação subcrônica-doses repetidas- com analise de parâmetros hematológicos,  bioquímicos e histopatológicos e eletroencefográficos relacionados ao uso do decocto da casca de Himatanthus sucuuba em ratos wistar via registro de frequências até 50 Htz. Materiais e métodos: Após a obtenção do material biológico, foi obtido o decocto das cascas, que posteriormente foi liofilizado. Bioensaio de toxicidade para as larvas de Artemia salina (Meyer et al., 1982) nas concentrações de 1, 10, 100 e 1000 ppm foram avaliadas. Avaliação do perfil toxicológico subcrônica (Oliveira, et. al., 2013): O grupo I (n=15) será utilizado como controle dos testes bioquímicos e hematológicos e será comparado ao grupo II (n=15) que receberá o liofilizado na dose de 3mg/Kg. Após o período experimental, os animais serão eutanasiados e a coleta de sangue e órgãos será imediatamente efetuada para a avaliação de parâmetros hematológicos bioquímicos e histopatológicos (por coloração HE), respectivamente. Na avaliação dos parâmetros eletroencefalográfico, será realizada a cirurgia de implante de eletrodo em dois grupos: Grupo I (n=5) controle e II Grupo (n=5) tratado com decocto de Himatanthus Sucuuba (3mg/Kg) de forma repetida: 30 minutos, 24, 48, 72 e 96 horas. As leituras eletroencefalográficas serão efetuadas no mesmo período supracitado. Os dados serão posteriormente analisados uma ferramenta será construída usando a linguagem de programação Python versão 2.7. As analises estatísticas serão efetuadas com utilização do software Graph Pad Prism 5.0 ®.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1228042 - JOSE RICARDO DOS SANTOS VIEIRA
Externo ao Programa - 3299833 - MARCIA CRISTINA FREITAS DA SILVA
Interno - 1297519 - MOISES HAMOY
Presidente - 1513331 - VANESSA JOIA DE MELLO
Notícia cadastrada em: 04/06/2018 15:06
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2