Banca de DEFESA: MÁRCIA CAROLINE BAHIA RODRIGUES

DISCENTE: MÁRCIA CAROLINE BAHIA RODRIGUES
DATA: 21/06/2018
LOCAL: Auditório do Ambulatório de Dermatologia da UEPA/CCBS

Estruturação e Organização do Laboratório de Micologia do Ambulatório de Dermatologia do Centro de Saúde Escola do Marco/Belém-Pará.

Implantação, laboratório de análises clínicas, diagnóstico micológico.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia

Laboratórios de análises e pesquisas clínicas são estabelecimentos destinados à coleta e ao processamento de material humano visando a realização de exames e testes laboratoriais. O diagnóstico de uma infecção fúngica tem por base a combinação de dados clínicos e laboratoriais. Tendo em vista a importância do diagnóstico micológico, este estudo teve a finalidade de apontar os requisitos básicos necessários para a implantação de um laboratório de micologia. A estruturação, organização e implantação do laboratório de micologia foi baseado nos requisitos exigidos pela Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), Ministério da Saúde e demais normas reguladoras específicas. Todo processo do laboratório de micologia foi realizado em cinco etapas: levantamento de informações bibliográficas, limpeza e organização física do laboratório, elaboração de documentos, organização de equipamentos e material de consumo e implantação dos testes laboratoriais para o diagnóstico micológico. Entretanto, a carência de literatura sobre implantação de laboratório dentro de instituições de ensino público fez com que essa proposta fosse desenvolvida a partir da elaboração do projeto de pesquisa intitulado Estruturação e Organização do Laboratório de Micologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Estado do Pará. De maneira geral, a estruturação, organização e implantação do laboratório de micologia dentro de uma universidade pública resultou em impactos positivos, os quais foram relacionados com diversas melhorias na questão de infraestrutura, no âmbito de prestação de serviços, qualidade dos exames, rastreamento de pacientes e desenvolvimento de pesquisa.

Externo à Instituição - FRANCISCA REGINA OLIVEIRA CARNEIRO
Interno - 2866164 - JACQUELINE CORTINHAS MONTEIRO
Interno - 1504941 - MARIA VIVINA BARROS MONTEIRO
Presidente - 2776913 - MIONI THIELI FIGUEIREDO MAGALHAES DE BRITO