Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRE MANFRINI BARBOSA DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRE MANFRINI BARBOSA DE LIMA
DATA: 19/01/2018
HORA: 14:00
LOCAL: ICB
TÍTULO:

DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE HEMOGLOBINA NA POPULAÇÃO FEMININA INAPTA A DOAÇÃO DE SANGUE NO ESTADO DO PARÁ NO PERÍODO DE JANEIRO DE 2015 A JANEIRO DE 2016.


PALAVRAS-CHAVES:

Hemoglobina, Transfusão de Sangue, Inaptidão.


PÁGINAS: 29
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

INTRODUÇÃO: A maior recusa clínica temporária entre doadores do gênero feminino ocorre em função de baixo peso corporal, gravidez, aborto e amamentação, e níveis de hemoglobina inferiores ao previsto na legislação brasileira vigente (12,5g/dl de hemoglobina ou 38% de hematócrito). Excluídas as causas de baixas de hemoglobina por anemias, uma possibilidade que tem sido sugerida para a baixa de hemoglobina é relacionada as altas temperaturas ambientais, que promoveriam vasodilatação, hemodiluição, baixa relativa de hemoglobina. OBJETIVO: Determinar a concentração de hemoglobina na população feminina inapta para à doação de sangue nas unidades Coordenadora e Hemocentros Regionais de Castanhal, Marabá e Santarém da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (HEMOPA), no período de janeiro de 2015 a janeiro de 2016. MATERIAL E MÉTODOS: estudo retrospectivo, descritivo, para determinação do total de candidatos à doação de sangue aptos e inaptos, segundo o gênero, idade, concentração de hemoglobina, período do ano e região de estudo. Todos os dados epidemiológicos de idade, gênero, região de origem, concentração de hemoglobina, status do doador, etc., serão obtidos a partir das informações cadastradas no sistema SBS (Sistema de Banco de Sangue) da fundação HEMOPA. Os dados meteorológicos de temperatura serão obtidos da media anula de temperatura registrada, para o período do estudo, nos boletins do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil).


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2358078 - FERNANDA ANDREZA DE PINHO LOTT FIGUEIREDO
Presidente - 1751742 - GREICE DE LEMOS CARDOSO
Interno - 1368345 - LACY CARDOSO DE BRITO JUNIOR
Interno - 820.341.252-15 - RENATA BEZERRA HERMES - UFPA
Notícia cadastrada em: 17/01/2018 15:06
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1