Notícias

Banca de DEFESA: GISELLE GERMANA GAYA TEIXEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISELLE GERMANA GAYA TEIXEIRA
DATA: 21/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

MANUAL EDUCATIVO “FATORES PRÉ-ANALÍTICOS QUE INFLUENCIAM NOS RESULTADOS DO HEMOGRAMA DE CÃES E GATOS”: ESTUDO DE VALIDAÇÃO.


PALAVRAS-CHAVES:

Produtos Tecnológicos; Tecnologia Educacional; Hemograma Veterinário; Estudo de Validação


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
SUBÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

Os exames laboratoriais, incluindo o hemograma, são realizados em três etapas: pré-analítica, analítica e pós analítica. A fase pré-analítica apresenta elevada incidência de erros que podem afetar os resultados e, consequentemente, a interpretação dos exames. Nesse sentido, a educação permanente dos profissionais é importante para que os erros pré-analíticos sejam minimizados ou, preferencialmente, abolidos. O objetivo do trabalho foi realizar a validação de uma tecnologia Educacional (TE), no formato de manual, intitulada: “Fatores pré-analíticos que influenciam nos resultados do hemograma de cães e gatos”. O presente estudo tratou de uma pesquisa metodológica para: validação de conteúdo (etapa 1) composta por profissionais veterinários especialistas em medicina laboratorial; validação de aparência (etapa 2) com participação de profissionais da área de pedagogia, publicidade, comunicação e afins; e validação semântica (etapa 3) com o público-alvo, veterinários. Para a etapa 1 e 3 utilizou-se uma escala do tipo Likert de quatro pontos para o cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e Índice de Validade Semântica (IVS) com escore mínimo de 80% para validação. Na etapa 2, utilizou-se um formulário baseado no documento Suitability Assessment of Materials (SAM) com escore de aceitabilidade mínima de 40% de aprovação. A validação de conteúdo apresentou IVC global de 90% e a validação de aparência escore 89% de aceitabilidade, ambas aprovadas em primeira rodada. Após os ajustes no manual sugeridos pelos juízes, submeteu-se a TE para validação semântica obtendo escore IVS de 99% com público-alvo. O manual destaca a importância da fase pré-analítica para realização do hemograma de cães e gatos e a partir da avaliação pelos juízes comprova-se que a TE é adequada para uso dos profissionais veterinários em sua rotina. Destaca-se a importância da validação de tecnologias educativas na área saúde para aprimorar a qualidade dos materiais desenvolvidos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2476944 - CARLA CRISTINA GUIMARAES DE MORAES
Externo à Instituição - ELIZABETH TEIXEIRA
Presidente - 1504941 - MARIA VIVINA BARROS MONTEIRO
Interno - 2776913 - MIONI THIELI FIGUEIREDO MAGALHAES DE BRITO
Externo à Instituição - PAULO FERNANDES MARCUSSO
Interno - 1513331 - VANESSA JOIA DE MELLO
Notícia cadastrada em: 07/03/2024 11:19
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2