Banca de DEFESA: ERISON PALHETA DE SOUSA

DISCENTE: ERISON PALHETA DE SOUSA
DATA: 29/12/2020
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA

"A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PROJETOS DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ NOS ANOS DE 2016, 2017 E 2018"

Educação Ambiental. Projetos de extensão universitária. Meio ambiente.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A educação ambiental tem se tornado uma importante ferramenta na prevenção e no combate aos impactos ambientais. Por meio dela pode-se formar cidadãos mais críticos e conscientes na prevenção e cuidado do meio ambiente. Dessa forma, tornou-se como objetivo analisar os projetos de extensão universitária da Universidade Federal do Pará sob enfoque da Política Nacional de Educação Ambiental, bem como descrever os bens e serviços, e os públicos beneficiados pelos projetos. Os projetos foram obtidos na Diretoria de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pará, em seguida selecionou-se os projetos de 2016, 2017 e 2018 da temática Meio Ambiente. O critério de inclusão foi ter a temática Educação Ambiental no título ou nas palavras-chave do projeto. Após essa seleção, os relatórios dos projetos foram lidos na íntegra. Constatou-se que a Universidade Federal do Pará tem atendido o disposto na Política Nacional de Educação Ambiental e que houve um crescimento de projetos de extensão voltados para a Educação Ambiental. Também, encontrou-se uma variedade de atividades voltadas para a Educação Ambiental, bem como a implementação de serviços para a população local. Os projetos beneficiaram não apenas a própria comunidade acadêmica, como também os estudantes e professores da educação básica, e a comunidade local. Portanto, notou-se que os projetos de extensão da Universidade Federal do Pará têm cumprido sua função de levar a educação ambiental para a comunidade não acadêmica, como também de dispor serviços que solucionem problemas ambientais.

Interno - 071.100.732-20 - GILMAR WANZELLER SIQUEIRA - UNIFESP
Externo à Instituição - HOMERO VILAR CORREA
Presidente - 326212 - REGINA CELI SARKIS MULLER
Notícia cadastrada em: 28/12/2020 19:34