Notícias

Banca de DEFESA: DIEGO SANTHIAGO VIEIRA ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIEGO SANTHIAGO VIEIRA ALVES
DATA: 15/12/2020
HORA: 16:00
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO:

"DESCARTE DE FÁRMACOS VENCIDOS OU INAPROPRIADOS PARA UTILIZAÇÃO: ESTUDO EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE CONCEIÇÃO O ARAGUAIA - PA"


PALAVRAS-CHAVES:

Descarte. Antibióticos Vencidos. Preservação Ambiental.


PÁGINAS: 13
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

O descarte de medicamentos se configura como um problema nos dias de hoje, pois, mesmo com leis específicas, ainda não há rigor em seu cumprimento, o que faz com que os medicamentos sejam descartados incorretamente, causando grande impacto ao meio ambiente e à saúde pública. Assim, a justificativa do presente estudo é o interesse em conhecer a dinâmica do descarte de medicamentos vencidos, mais especificamente, os antibióticos. O objetivo geral é analisar a geração e o descarte final de antibióticos vencidos ou impróprios para uso em um hospital público da cidade de Conceição do Araguaia – PA. Através dos resultados, observou-se, dentre outros aspectos, que a Ceftriaxona foi o medicamento mais descartado durante o referido período (115). Constatou-se, ainda, que o motivo do descarte de todos os medicamentos foi a expiração do prazo de validade. Os principais impactos do descarte errôneo de antibióticos são: a contaminação das águas; a contaminação da população, o favorecimento ao surgimento de superbactérias e a intoxicação de trabalhadores da catação de lixo. Dessa forma, este trabalho, realizado em um hospital na cidade de Conceição do Araguaia, pode dar ideia do problema ambiental. Destacou-se, ainda, a importância da elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), por parte do hospital de Conceição do Araguaia.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 071.100.732-20 - GILMAR WANZELLER SIQUEIRA - UNIFESP
Presidente - 1662562 - JERONIMO LAMEIRA SILVA
Externo à Instituição - RENATO ARAUJO DA COSTA
Notícia cadastrada em: 14/12/2020 06:52
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1