Notícias

Banca de DEFESA: AMANDA VIEIRA EVANGELISTA DA ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA VIEIRA EVANGELISTA DA ROCHA
DATA: 27/10/2020
HORA: 09:00
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO:


"LEISHMANIOSE VISCERAL EM CRIANÇAS: ANÁLISE DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES PEDIATRICOS DO ESTADO DO PARA, NO PERÍODO DE JANEIRO DE 2015 A DEZEMBRO DE 2018"


PALAVRAS-CHAVES:

Leishmaniose visceral. Calazar. Crianças. Hepatoesplenomegalia febril. Epidemiologia.


PÁGINAS: 37
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A Leishmaniose é uma doença negligenciada pelas políticas de saúde pública no Brasil, sendo potencialmente fatal. Dentre os pacientes com maior risco de mortalidade, destacam-se crianças com idade inferior a cinco anos, pacientes desnutridos e com imunodeficiências. No Brasil a Leishmaniose é uma doença de notificação compulsória, e o Pará está entre os estados com maior número de casos da doença, registrando, nos últimos quatro anos, aproximadamente 1800 casos confirmados. Entretanto, não há estudos com análises do perfil epidemiológico de pacientes nesse Estado. Desta forma, este estudo objetivou descrever o perfil epidemiológico da Leishmaniose Visceral (LV) da faixa etária pediátrica, de pacientes do Pará, no período de janeiro de 2015 a dezembro 2018. Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, transversal e retrospectivo. Foram analisados os casos notificados e confirmados de pacientes pediátricos, do estado do Pará, obtidos através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINANNET). Os resultados apresentados no estudo demonstram que a faixa etária pediátrica, menor de 14 anos apresenta maior incidência da doença no estado do Pará, comparado com os adultos. Houve, nas últimas décadas, uma oscilação da doença, e a partir de 2015 houve uma ascensão, principalmente na pediatria. A população pediátrica de 1 a 4 anos é a mais comprometida, com risco de recidivas. A cura nessa população é prevalente, porém menores de 1 ano tem maior risco de evoluir para óbito. As análises estatísticas mostraram que não houve diferença estatística nessa faixa etária em relação ao sexo, raça e zona de moradia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2278489 - CLAUDIO NAHUM ALVES
Externo à Instituição - RENATO ARAUJO DA COSTA
Externo à Instituição - WALLAX AUGUSTO SILVA FERREIRA
Notícia cadastrada em: 25/10/2020 17:01
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1