Notícias

Banca de DEFESA: MARCELO MAZETTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELO MAZETTO
DATA: 23/10/2020
HORA: 09:00
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO:

"PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DO CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA SOBRE O DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇO DE SAÚDE NO HOSPITAL REGIONAL PÚBLICO DO ARAGUAIA (PA, BRASIL)"


PALAVRAS-CHAVES:

  resíduos de serviço de saúde; resíduos hospitalares, Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde.


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A presente pesquisa analisou a problemática sobre o conhecimento da equipe de Enfermagem do Centro de Terapia Intensiva em relação ao processo de gerenciamento e descarte dos Resíduos de Serviço de Saúde (RSS) e seus impactos ambientais no Hospital Regional Público do Araguaia localizado na cidade de Redenção, no estado do Pará. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, exploratória e descritiva com estudo de campo e levantamento de dados através da aplicação de um questionário. Foram colhidos dados de 48 profissionais da Enfermagem, 37 de nível técnico e 11 de nível superior. Observou-se que 16,66% não sabiam ou não receberam capacitação sobre RSS, sendo que 50% da equipe de enfermagem afirmaram já ter sofrido algum acidente com perfurocortantee 89,5% responderam que os símbolos das embalagens utilizadas correspondiam corretamente ao tipo de resíduo contido nelas. Os desafios encontrados pelos profissionais de enfermagem na identificação e gerenciamento dos resíduos produzidos confirmam a necessidade de uma educação continuada e permanente acerca de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde efetivo que certifiquem a segurança do trabalho, descarte adequado e conscientização dos riscos desses resíduos a população e meio ambiente.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2012979 - ADRIANA RIBEIRO CARNEIRO FOLADOR
Presidente - 1220143 - EDIVALDO HERCULANO CORREA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - RENATO HILTON DA SILVA REIS
Notícia cadastrada em: 14/10/2020 18:04
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1