Banca de DEFESA: BRAIAN SAIMON FROTA DA SILVA

DISCENTE: BRAIAN SAIMON FROTA DA SILVA
DATA: 14/08/2019
LOCAL: SALA DA ORGÂNICA/LABORATÓRIO DE QUÍMICA PESQUISA

"O POTENCIAL DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA PLUVIAL EM EDIFICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, BRASIL."

gestão sustentável, água de chuva, modelagem estatística, A3P.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

No intuito de propor gestão sustentável aos recursos hídricos na Universidade Federal do Pará, campus Belém, este trabalho mesurou o potencial de água de chuva para o abastecimento humano de benefício secundário nos setores Básico, Profissional, Esportivo e Saúde. Assim foram coletados as normais climatológicas no período de 33 anos e aferidas 213 áreas de telhados das edificações na autarquia, a fim de computar o volume médio de água de chuva para presumir o percentual de economia em função do consumo anual de água. Desta maneira, os dados receberam a modelagem estatística em ANOVA e correlação linear em replicatas, seguidos do testes Fisher e Tukey, para quantificar a relevância das principais variáveis no potencial pluviométrico. Conclui-se que a UFPA pode economizar 100% ao utilizar tecnologias de captação pluviométrica e receber incentivos para progredir sustentavelmente se adotar os critérios estabelecidos na Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

Presidente - 2278489 - CLAUDIO NAHUM ALVES
Interno - 071.100.732-20 - GILMAR WANZELLER SIQUEIRA - USP
Externo ao Programa - 1268476 - JOSE ROGERIO DE ARAUJO SILVA
Notícia cadastrada em: 12/08/2019 11:30