Notícias

Banca de DEFESA: ANDERSON DA SILVA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON DA SILVA COSTA
DATA: 30/09/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do ICEN - UFPA
TÍTULO:

A Influência das Áreas Verdes nas Temperaturas Superficiais das Principais Avenidas do Bairro do Marco: Um Ensaio dos Dados de Infravermelho  Obtidos no Sobrevôo Oblíquo.


PALAVRAS-CHAVES:

Imagens Termográficas, Áreas Verde e Temperatura


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

O clima vem demonstrando alterações nos principais centros urbanos. Essas alterações é atribuída às mudanças na superfície, provocadas pelo processo de urbanização. Neste sentido, o objetivo principal deste estudo é analisar o efeito da temperatura nas avenidas mais arborizadas e menos arborizadas no Bairro do Marco (Cidade Belém), a partir de dados gerados de Termografia Infravermelha obtidos no Sobrevôo Oblíquo. Esta técnica é baseada na detecção da radiação infravermelha emitida por objetos, possibilitando a medição de temperaturas e a observação de padrões de distribuição de calor em um determinada avenida ou rua. Os resultados apontaram que existe diferenças nas avenidas mais arborizadas e menos arborizadas no Bairro do Marco. A média da diferença entre as  temperaturas (ΔT ) medidas na Av. Almirante Barroso e Av. Rômulo Maiorana foi igual 2,86°C, com algumas diferenças de temperaturas nestas duas avenidas de até 7,4°C. Simulando uma Av. Almirante Barroso "arborizada" a partir da Média da diferença (ΔT= 2,86°C) é possível obter uma Média de temperatura menor do que Av. Rômulo Maiorana "sem arborização", ou seja, a Média da Av. Almirante Barroso "arborizada" registrou um valor de 31,21°C, enquanto a Av. Rômulo Maiorana "sem arborização", apontou um valor Médio de  34, 02°C. Simulando também a Av. Duque de Caxias "arborizada" com a Av. Rômulo Maiorana "sem arborização", os dados apontaram que a Av. Duque de Caxias "arborizada" obteve um valor médio menor que a Av. Rômulo Maiorana "sem arborização", sendo o valor  Médio da temperatura da primeira Avenida igual a  30,91°C  e da segunda igual a 34,17°C respectivamente. Esta Dissertação reforça a afirmação que a Avenida arborizada tende a ter temperaturas mais baixas e mostra a necessidade de incorporar a vegetação no cotidiano urbano, visto que está possui funções vitais para o nosso bem-estar e do meio ambiente.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2278490 - DAVI DO SOCORRO BARROS BRASIL
Presidente - 1435264 - IRVING MONTANARI FRANCO
Interno - 2153060 - LUCIDIA FONSECA SANTIAGO
Notícia cadastrada em: 01/09/2014 09:56
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1