Notícias

Banca de DEFESA: TEREZA CRISTINA CARDOSO ALVARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TEREZA CRISTINA CARDOSO ALVARES
DATA: 29/05/2019
HORA: 14:30
LOCAL: LABORATÓRIO DE FÍSICA ENSINO
TÍTULO:

"GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS GERADOS DE LABORATÓRIOS: UM ESTUDO DE CASO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ".


PALAVRAS-CHAVES:

Gerenciamento de resíduos de laboratórios. Laboratórios de ensino e pesquisa. Resíduos em universidades.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

O gerenciamento de resíduos em universidades é complexo e exige um esforço sistêmico e integrado de toda a comunidade acadêmica. A UFPA, em particular, o Instituto de Ciências Biológicas, tem um papel importante na formação de futuros profissionais, como também, disseminar uma nova mentalidade entre os servidores, em relação aos resíduos gerados, priorizando enfoques, a partir da abordagem educacional, para que estejam engajados e comprometidos com o gerenciamento ambiental, numa reflexão consciente da necessidade harmônica entre as atividades humanas e o ambiente. O Instituto, além de cumprir com o seu papel, no contexto em que está inserido, que é o de ensino, pesquisa e de serviço, tem que servir de exemplo, a partir de suas práticas de gerenciamento ambiental, minimizando, assim, os impactos decorrentes de suas atividades diárias, contribuindo para a conscientização da sociedade. Nas Universidades Públicas ou Privadas, o volume de resíduos gerados geralmente é muito pequeno, porém, a diversidade de resíduos é grande, o que dificulta o tratamento dos mesmos. Os resíduos gerados no ICB necessitam a priori de procedimentos e métodos confiáveis de manejo para a sua passivação e/ou disposição final, já que requerem um descarte distinto daquele dado ao lixo doméstico, enfatizado que as diferentes áreas laboratoriais, onde haja atividades com produtos químicos, biológicos ou infecto-contagiosos, devem ser diagnosticados os fatores de riscos e as ações de seguranças, conforme estabelecidos na legislação vigente, evitando danos à comunidade universitária e ao ambiente. O trabalho se classificou como pesquisa descritiva e empírica, por meio do estudo de caso, utilizando-se da aplicação de um questionário, dirigidos aos servidores dos laboratórios,com o objetivo de analisar como os resíduos são gerenciados. Observou-se a falta de atenção, desconhecimento em relação as normas legais e deficiências de informações técnicas disponíveis para os RSS. Conclui-se, portanto, que o ICB carece desenvolver umaeducação ambiental eficiente, como ferramenta de ação, para que possa implantar um PGRSS, possibilitando maior segurança aos atos da administração.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 071.100.732-20 - GILMAR WANZELLER SIQUEIRA - USP
Externo ao Programa - 638.356.062-04 - HOMERO VILAR CORREA - UFPA
Externo à Instituição - RENATO ARAUJO DA COSTA
Notícia cadastrada em: 20/05/2019 15:00
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2