Banca de QUALIFICAÇÃO: ARITANA FERREIRA SANTOS

DISCENTE: ARITANA FERREIRA SANTOS
DATA: 12/04/2019
LOCAL: FESAR

"LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA E DESMATAMENTO NO ESTADO DO PARÁ: UMA ÍNTIMA ASSOCIAÇÃO."

leishmaniose tegumentar, desmatamento, georeferenciamento

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O impacto do desmatamento sobre a saúde humana pode ser considerado um problema de saúde pública no Brasil. No Brasil, a Leishmaniose Tegumentar Americana - LTA apresenta elevada frequência, além de ampla expansão territorial e transmissão essencialmente focal. Análises do Instituto - Ipea  verificaram um efeito significativo do desmatamento sobre doenças como malária e leishmaniose visceral: um incremento de 1% na área desmatada de um município leva a um aumento de 23% nos casos da primeira e 8% a 9% nos casos da segunda.   Dessa forma, torna-se evidente a relevância de pesquisas que relacionem o processo saúde - doença à seus fatores ambientais. O objetivo principal deste trabalho será relacionar a incidência de leishmaniose tegumentar americana e desmatamento no estado do Pará no período 2015 à 2017. Será realizado um estudo observacional, transversal e populacional de casos.  Os dados serão coletados da base de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), disponibilizada pelo Ministério da Saúde (www.datasus.gov.br) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) por meio do Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia (PRODES) (www.inpe.gov.br).  Para análise espacial será utilizado o Sistema de Informação Geográfica (SIG) por meio do emprego do software ArcGis 10.2  .

Presidente - 1220143 - EDIVALDO HERCULANO CORREA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - LUANA ARAUJO SABINO
Externo à Instituição - VILMAR RODRIGUES DE SOUSA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 10/04/2019 17:08