Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA VIEIRA EVANGELISTA DA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA VIEIRA EVANGELISTA DA ROCHA
DATA: 12/04/2019
HORA: 15:00
LOCAL: FESAR
TÍTULO:

"LEISHMANIOSE VISCERAL EM CRIANÇAS: AVALIAÇÃO DE DADOS CLÍNICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DE PACIENTES INTERNADOS NO HOSPITAL REGIONAL PÚBLICO DO ARAGUAIA".


PALAVRAS-CHAVES:

Leishmaniose visceral, Calazar, crianças, hepatoesplenomegalia febril, epidemiologia.


PÁGINAS: 27
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Leishmaniose é uma doença negligenciada pelas politicas de saúde publica no Brasil; ela é potencialmente fatal, que apresenta repercussão global. Pacientes com maior risco de mortalidade são crianças com idade inferior a 5 anos, pacientes desnutridos e com imunodeficiências. No Brasil é uma doença de notificação compulsória, o Pará está entre os estados com maior notificação da doença. Na cidade de Redenção, apesar de haver registros de vários casos, nos últimos 5 anos da doença, houve 351 casos confirmados; não há estudos com análises do perfil clínico, associados aos dados epidemiológicos registrados no município, pela Secretaria Municipal de Saúde. Desta forma, este estudo objetiva descrever o perfil clínico e epidemiológico da Leishmaniose Visceral (LV), em crianças internadas no Hospital Regional Público do Araguaia, no período de janeiro de 2016 a dezembro 2018. Trata-se de um estudo de coorte, documental, transversal e retrospectivo. Esta pesquisa seguirá os preceitos da Resolução CNS/MS 466/2012, e será submetida ao Comitê de Ética da FESAR (CEP/FESAR). Será analisado o prontuário eletrônico do paciente, para coleta de dados como idade, sexo, procedência, sinais e sintomas e exames laboratórios gerais, a fim de correlacionar os dados clínicos, com o diagnostico definitivo, e avaliar a distribuição espacial dos casos notificados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1220143 - EDIVALDO HERCULANO CORREA DE OLIVEIRA
Interno - 2278490 - DAVI DO SOCORRO BARROS BRASIL
Externo à Instituição - ADRIANA PAIVA CAMARGO SARAIVA
Notícia cadastrada em: 09/04/2019 16:04
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2