Notícias

Banca de DEFESA: CARLOS ANDRÉ ESTEVES LEITE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS ANDRÉ ESTEVES LEITE
DATA: 24/08/2018
HORA: 15:00
LOCAL: ITEGAM
TÍTULO:

"GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS: SUSTENTABILIDADE E REDUÇÃO DE CUSTOS EM UMA GRANDE EMPRESA DE BENS DE CONSUMO NÃO DURÁVEIS NO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS – AM".


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão, Destinação, Resíduos Sólidos, Polo Industrial de Manaus.   


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

A correta destinação dos resíduos, visando um planeta mais sustentável, é de fundamental importância para a continuidade da vida na Terra. O planeta necessita da ações e conscientização de todos que o habitam, principalmente por parte das grandes empresas e corporações, que geram toneladas de resíduos diariamente. É necessário que haja um gerenciamento de resíduos sustentável nessas grandes empresas, que deve começar desde a concepção do projeto, início de suas operações e continuidade do negócio.

O objetivo da pesquisa apresentada nesse trabalho é a alteração na destinação final dos resíduos de madeira, óleos e orgânicos, visando a redução dos impactos no meio ambiente, melhorar a sustentabilidade e reduzir nos custos pagos por esses serviços. A problemática encarada inicialmente na pesquisa do gerenciamento dos resíduos da grande Empresa de bens de consumo não duráveis do Polo Industrial de Manaus, foram: O alto custo na destinação dos resíduos, o não cumprimento, na totalidade, dos requisitos legais do governo e dos sistemas de controles internos da Companhia, o mal gerenciamento das saídas dos resíduos, não tendo assim o controle das vendas e compras dos serviços de destinação dos resíduos e o tratamento não nobre dado aos resíduos de madeira, óleo e orgânico da empresa da empresa pesquisada.    

Os métodos usados para a pesquisa apresentada nesse trabalho foram a observação “in loco” do processo de destinação dos resíduos de produção, através da vivencia diária no departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, na empresa estudada nesse trabalho, análise dos documentos e padrões utilizados para essa destinação, pesquisa bibliográfica referentes à sustentabilidade em processos de destinação de resíduos da indústria e treinamento e qualificação das pessoas envolvidadas no fluxo de destinação dos resíduos, de acordo com a Matriz de Habilidades.

Tais problemas foram investigados e, foram buscadas alternativas de destinação mais nobre para os resíduos de madeira, óleo e orgânico, foram realizados treinamentos e ainda foram asseguradas etapas de qualificação para que todos os requisitos legais e ambientais, tanto governamentais como de controles internos fossem atendidos, de modo que resultou no redesenho dos procedimentos de gerenciamento de resíduos e ainda no treinamento de todas as pessoas envolvidas no processo. Os resultados obtidos foram: Escolha de fornecedores que possibilitassem destinação mais nobre aos resíduos de madeira, óleo e orgânico, assegurando a sustentabilidade; o atendimento total dos requerimentos legais do governo, nas esferas Federal, Estadual e Municipal, atendimento dos requerimentos internos Empresa e redução a 1/3 do custo de destinação dos resíduos da Empresa.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2205850 - ALCY FAVACHO RIBEIRO
Interno - 2153060 - LUCIDIA FONSECA SANTIAGO
Presidente - 1719155 - WALDINEI ROSA MONTEIRO
Notícia cadastrada em: 21/08/2018 14:33
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2