Notícias

Banca de DEFESA: JOSÉ DILTON LIMA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ DILTON LIMA DOS SANTOS
DATA: 25/04/2018
HORA: 14:00
LOCAL: ITEGAM
TÍTULO:


"MEIO AMBIENTE NA PERSPECTIVA DO MODO VIGENTE DE PRODUÇÃO E SUA RELAÇÃO COM AS EMPRESAS DO SUB SETOR DE PAPEL, PAPELÃO E CELULOSE".


PALAVRAS-CHAVES:

 Resíduos sólidos, Polo Industrial de Manaus (PIM), Princípio dos 3Rs


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

 

 A problemática sobre esse tema resíduos sólidos é de caráter internacional. A destinação dada aos resíduos é um dos maiores desafios dentre as questões ambientais a serem resolvidos. O presente trabalho visa analisar como uma empresa do Polo Industrial de Manaus (PIM) do sub setor de papel, papelão e celulose direciona segundo a legislação ambiental suas ações sobre o destino dos seus resíduos sólidos. A pesquisa foi baseada em observações e análise dos documentos fornecidos pela organização nos anos de 2014 a 2017. O objetivo principal é contextualizar e analisar o ambiente na perspectiva do modo vigente de produção de uma indústria do PIM. O estudo foi realizado na cidade de Manaus no período de julho de 2016 até junho de 2017. A metodologia foi de caráter exploratório, visando observar, registrar, analisar e correlacionar os fatos sem fazer manipulação. Ela constou de uma pesquisa bibliográfica, documental e observações na empresa. A pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente em livros, revistas científicas, dissertações de mestrados e artigos científicos. A pesquisa documental foi realizada em documentos oficiais ligados ao poder público, junto ao IPAAM e a SUFRAMA. Eram documentos como mensagens, ofícios e relatórios de órgão públicos que tratam de questões relativas ao meio ambiente. Os resultados alcançados mostram relatórios dos controles de resíduos dos anos de 2014 a 2016, mostrando os destinos de cada matéria utilizada pela COPAG, visando cumprir o princípio dos 3Rs, onde mais de 80% dos resíduos gerados pela empresa são realizados tratamentos visando reutilizar e reciclar. A empresa está empenhada de agir de forma sustentável e econômica. o trabalho chama a atenção que esta empresa poderia tomar decisões mais eficazes no que diz respeito a legislação ambiental, especialmente a Lei Nº 12.305/10. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2278490 - DAVI DO SOCORRO BARROS BRASIL
Presidente - 148.723.232-20 - JANDECY CABRAL LEITE - ITEGAM
Externo à Instituição - NADIME MUSTAFA MORAES
Notícia cadastrada em: 25/04/2018 10:29
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1