Notícias

Banca de DEFESA: BLUNIO BRITO BERNARDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BLUNIO BRITO BERNARDO
DATA: 06/11/2017
HORA: 16:30
LOCAL: Auditório da Faculdade de Biotecnologia
TÍTULO:



"A CAPACIDADE DE USO DAS TERRAS  E O PARCELAMENTO DE ÁREA DESTINADA À REFORMA AGRÁRIA: ESTUDO DE CASO EM SANTA LUZIA DO PARÁ".


PALAVRAS-CHAVES:

Geoprocessamento; Planejamento rural; Quantum Gis


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

A criação e o desenvolvimento de assentamentos rurais pelo Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) devem estar fundamentados na necessidade da posse da terra para fixação do pequeno produtor rural e no uso da terra para o exercício do desenvolvimento integrado do campo. Muitas áreas são ocupadas inadequadamente devido à falta de informações, de planejamentos e de estudos adequados. O levantamento da características das terras é de fundamental importância na medida em que os efeitos do uso desordenado causam deterioração no ambiente. Com o objetivo de propor o parcelamento em Projeto de Assentamento capaz de homogeneizar a capacidade produtiva dos lotes, o trabalho foi desenvolvido em uma área inserida na Gleba Pública Federal denominada “Pau-de-Remo”, localizada no município de Santa Luzia do Pará, nordeste paraense. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizado, com o auxílio do software Quantum Gis, o levantamento das Classes de Capacidade de Uso das Terras, onde foi constatada a Classe III com a principal, abrangendo 68% do imóvel. As classes IV e VIII também foram identificadas. Com base nas Classes de Classes de Capacidade de Uso das Terras, foi proposto o parcelamento da área em 22 lotes com área entre 25ha a 34ha, constatando que os lotes com incidência de classes mais elevadas, com maiores restrições de uso, apresentaram aumento de até 37% de sua área quando comparado aos menores lotes.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - KLEBER RAIMUNDO FREITAS FAIAL
Presidente - 2025599 - RICARDO JORGE AMORIM DE DEUS
Externo à Instituição - RUBENS DE OLIVEIRA MEIRELES
Notícia cadastrada em: 06/11/2017 15:26
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2