Notícias

Banca de DEFESA: SONIA ALBUQUERQUE DE FREITAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SONIA ALBUQUERQUE DE FREITAS
DATA: 03/07/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Manaus
TÍTULO:

 

"A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COLÉGIO MILIRAR DA POLICIA MILITAR - CMPM I, MANAUS-AM: A IMPORTÂNCIA DA REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA NA PRODUÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO".


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Ambiental. Óleo de cozinha. Reutilização. Sabão Ecológico.


PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

A questão ambiental atualmente vem sendo um tema bastante discutido mundialmente. O crescimento populacional tem concorrido para um aumento de resíduos causando grandes problemas ambientais. Uma maneira adequada de gerenciar os resíduos é a reciclagem, pois o lixo é transformado em insumos com inúmeros benefícios ao meio ambiente. À vista disso, foi desenvolvida uma pesquisa no Colégio Militar da Polícia Militar do Amazonas – CMPM I Zona Urbana da Cidade de Manaus-AM, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio e teve como objetivo propor palestra de sensibilização sobre a educação ambiental na escola, com exibição da produção do sabão ecológico reutilizando o óleo de cozinha. Desta forma, buscou-se verificar a importância da educação ambiental no âmbito escolar, bem como avaliar o conhecimento dos alunos sobre a reutilização do óleo de cozinha, a fim de conscientizá- los sobre a sua reciclagem, ou seja, o seu reaproveitamento na fabricação de sabão ecológico. Assim, foi utilizada a metodologia quali-quantitativa através da aplicação de questionários e pesquisa de campo, por meio do levantamento na escola das percepções dos alunos, com procedimentos de amostragem, como palestras e a demonstração da fabricação do sabão ecológico. O resultado dos questionários mostrou inicialmente, que poucos alunos tinham noção sobre o assunto (35,49%), contudo após a palestra estes demonstraram que passaram a ter conhecimento sobre o tema estudado (84,08%). Os resultados mostraram que houve excelente percepção por parte dos alunos sobre as consequências que o mau descarte do óleo de cozinha pode fazer ao meio ambiente e a forma correta de reutilizá-lo. Desta forma, fica evidente a necessidade de estimular os educandos utilizando instrumentos inovadores e dinâmicos, a fim de desenvolver a consciência sobre o meio ambiente, e, consequentemente, ensinando-os a usar os recursos naturais de forma adequada. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2278489 - CLAUDIO NAHUM ALVES
Interno - 1662562 - JERONIMO LAMEIRA SILVA
Externo à Instituição - GINARAJADAÇA FERREIRA DOS SANTOS OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 28/06/2017 14:33
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2