Banca de DEFESA: SIMONE PINTO DE CASTRO

DISCENTE: SIMONE PINTO DE CASTRO
DATA: 05/07/2017
LOCAL: Manaus-AM

"MERCÚRIO EM POPULAÇÃO RIBEIRINHA DO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT, REGIÃO DE FRONTEIRA, AMAZONAS, BRASIL".

Saúde Pública, Exposição Ambiental, Mercúrio.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

O mercúrio (Hg) é um elemento químico não essencial aos processos metabólicos, ocorre no meio ambiente de forma natural ou por ações antrópicas, é facilmente bioacumulado por organismos aquáticos, principalmente peixes. Populações com maior consumo de peixes apresentam maiores riscos de exposição ambiental ao Hg. Nesse contexto, é importante investigar a exposição ao Hg de populações ribeirinhas na Amazônia, por apresentarem consumo elevado de pescado. O objetivo principal dessa pesquisa é analisar os níveis de exposição por Hg na população da comunidade ribeirinha de São José, município de Benjamin Constant-Am, região de fronteira, Brasil. A pesquisa será desenvolvida através de estudo epidemiológico e análise de mercúrio total (HgT) no pescado e tecido capilar da população da comunidade ribeirinha de São José. As analises serão realizadas no laboratório de ensaios toxicológicos, Seção de Meio Ambiente (SAMAM) do Instituto Evandro Chagas (IEC) Ananindeua, Pará. As informações coletadas serão organizadas e apresentadas através de gráficos e tabelas e posteriormente submetidas a tratamento estatístico.

Externo à Instituição - KELLY MIRANDA COSTA
Presidente - 301.091.322-20 - MARCELO DE OLIVEIRA LIMA - IEC
Interno - 1719155 - WALDINEI ROSA MONTEIRO
Notícia cadastrada em: 27/06/2017 16:55