Notícias

Banca de DEFESA: LARISSA BENEVIDES DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA BENEVIDES DA COSTA
DATA: 30/06/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Manaus
TÍTULO:

 

"A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA INSTITUIÇÃO EM MANAUS-AM NO ENSINO SUPERIOR"



PALAVRAS-CHAVES:

Meio Ambiente, Ensino Superior, Educação Ambiental.


PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A Dissertação apresenta uma análise sobre as dificuldades enfrentadas e as possibilidades de dialogar sobre o Meio Ambiente no âmbito do Ensino Superior.  Tendo em vista, a ampliação e a compreensão integral de suas dimensões (biológica, política,  social e econômica), busca-se romper com sua restrita relação em preservar os seres vivos e a natureza, partindo para a construção de novas formas de articulação desta questão com a formação docente. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos finalistas do Curso de Pedagogia da Faculdade Boas Novas (FBN), que atuarão na educação básica. O estudo avaliou saberes que constituem as práticas dos professores e suas concepções pedagógicas, considerando teorias que perpassam por questões muito mais amplas do que simplesmente o processo pedagógico visando assim, fazer relações entre saberes, formação de professores, prática pedagógica, currículo, aprendizagem e desafios da Educação Ambiental no Ensino Superior, tendo em vista a contribuição para o crescimento pessoal/profissional desses acadêmicos que atuarão junto às escolas de Ensino Fundamental. O objetivo geral pautou-se em, analisar quais as contribuições pedagógicas e de intervenções no Ensino Superior podem contribuir para a fundamentação dos diálogos sobre o Meio Ambiente e incentivar a cultura e conservação ambientais desenvolvidas pelos professores que trabalham no sétimo período do curso de Pedagogia da Faculdade Boas Novas. Em relação à Educação Ambiental, devem-se buscar informações acerca das perspectivas dos alunos finalistas com relação ao seu trabalho desenvolvido com as crianças na escola nas séries iniciais. Diante disso, optou-se pelo estudo de caso, centrada na abordagem qualitativa e, nesta, a entrevista semiestruturada com o objetivo de recolher os dados.


 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2153060 - LUCIDIA FONSECA SANTIAGO
Interno - 1662562 - JERONIMO LAMEIRA SILVA
Externo à Instituição - EVANDRO BRANDÃO BARBOSA
Notícia cadastrada em: 27/06/2017 15:19
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1