Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA EULINA ARAÚJO CORDEIRO

DISCENTE: MARIA EULINA ARAÚJO CORDEIRO
DATA: 30/06/2017
LOCAL: Manaus

UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS NO ENSINO DA FÍSICA PARA PROFESSORES TIKUNAS NA ESCOLA ESTADUAL INDIGINA ALMIRANTE TAMANDARÉ

Ensino, Prática, Reciclado.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O ensino da física no ensino médio apresenta-se ainda restrito aos compêndios escolares, ao mesmo tempo a física apresenta-se para a grande maioria dos alunos como um conhecimento descontextualizado da realidade do aluno, os professores que ministram essa disciplina ainda pensam que seu desenvolvimento poderá ocorrer somente através da utilização de laboratórios, ao tratarmos da realidade indígena especificamente da etnia ticuna da qual a pesquisa tem como foco uma escola estadual indígena  e como ocorre o desenvolvimento dessa disciplina e como pode ser, através de proposições pensadas dentro da realidade dos alunos, tivemos como metodologia a confecção de materiais, as proposições mais usualmente nas atividades da física tendo como base os exercícios encontrados nessa área para o ensino. As execuções dessas atividades ocorreram pela professora da disciplina tendo a execução dos alunos, o resultado dessas ações foi a contextualização do ensino e ao mesmo tempo a demonstração de alternativas contextualizadas que podem ser utilizadas pelos professores do ensino médio na escola indígena que facilitou o processo de ensino e aprendizagem no ensino de física.

Presidente - 1662562 - JERONIMO LAMEIRA SILVA
Interno - 2153060 - LUCIDIA FONSECA SANTIAGO
Externo à Instituição - MANOEL HENRIQUE REIS NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 26/06/2017 11:24