Notícias

Banca de DEFESA: PAULO CANDIDO BARBOSA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO CANDIDO BARBOSA JUNIOR
DATA: 03/07/2017
HORA: 11:00
LOCAL: Manaus-AM
TÍTULO:

"Concepções e ações socioambientais – indicadores da sustentabilidade na produção ética social nas empresas de comunicação televisiva de massa na cidade de manaus - amazonas".


PALAVRAS-CHAVES:

Desenvolvimento socioambiental, sustentabilidade, Gestão Empresarial.


PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

A transformação que passa nosso planeta operada pelas mãos do homem, reflete a necessidade urgente de mudanças na forma de fazer negócios e gerar riquezas. Neste contexto, o desenvolvimento sustentável assume posição privilegiada nos parâmetros de mensuração de resultados em países desenvolvidos e em desenvolvimento. A preservação e a economia nunca estiveram tão unidas no propósito de adaptar empresas e criar modelos  alinhados com a postura socioambiental sustentável, quebrando antigos e gerando novos paradigmas contemporâneos de gestão.   O assunto é debatido e controverso no campo acadêmico, com pesquisadores e estudiosos, e empresas com seu binômio: sustentabilidade e desenvolvimento. Uma das principais indagações feitas sobre as empresas é quanto ao entendimento dos gestores e, consequentemente, dos colaboradores sobre a concepção que os mesmos tem da sustentabilidade, partindo das praticas socioambientais da empresa, tanto internamente, quanto na comunidade, com vistas à verificação de alinhamento estratégico com viés socioambiental. Com intenções claras de averiguar esta percepção de parte dos colaboradores, especificamente os gestores, a presente dissertação traz um estudo empírico e teórico sobre esta percepção nas estratégias empresariais contemporâneas nas empresas do segmento de serviços televisivos de massa na cidade de Manaus, estado do Amazonas. Quanto à metodologia, tratou-se de uma pesquisa quali- quantitativa, onde se fez um estudo com o método não paramétrico para analisar as respostas dos gestores em diversos setores estratégicos, sob três óticas, aqui chamadas de campos de análise, a saber: Comportamento Empresarial, Políticas Operadas na empresa e Resultados Adquiridos com a prática. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário objetivo de 39 questões que analisavam as respostas dadas pelos gestores das 4 empresas pesquisadas do segmento televisivo  na cidade de Manaus-Am. De uma forma geral, o resultado global da pesquisa demonstrou um nível de desconhecimento dos gestores sobre a sustentabilidade e o desenvolvimento socioambiental como estratégia empresarial, empregados na pratica empresarial. Ainda assim, pôde-se contemplar a preocupação pessoal dos gestores em alinharem-se ao tema em suas atividades, embora não tenham sido incentivados a isto. Percebeu-se, ainda, que a gestão estratégica das empresas reflete um desinteresse com o viés socioambiental e o desenvolvimento sustentável, muito embora se tenha assumido inferências, baseados na média de respostas ao questionário, do segmento. Os sinais positivos para o desenvolvimento sustentável foi-nos dada por apenas uma empresa. As outras não passam de forma clara os conhecimentos e as atitudes que são planejadas e agregadas aos planejamentos empresariais. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2278489 - CLAUDIO NAHUM ALVES
Interno - 2278490 - DAVI DO SOCORRO BARROS BRASIL
Interno - 148.723.232-20 - JANDECY CABRAL LEITE - ITEGAM
Notícia cadastrada em: 23/06/2017 11:18
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1