Banca de DEFESA: EDSON FERREIRA ALVES

DISCENTE: EDSON FERREIRA ALVES
DATA: 09/05/2017
LOCAL: Manaus

Trilha Ecológica Pedagógica: Um caminho para o Ensino da Educação Ambiental em uma escola pública no município de Manaus - AM

Trilha Ecológica. Percepção Ambiental. Parque do Mindú.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

A trilha ecológica é uma ferramenta fundamental para desenvolver a percepção e a sensibilização ambiental dos alunos através de observações da fauna e da flora de um determinado ecossistema. Nesse sentido o presente trabalho se apresenta com o objetivo de utilizar a pratica de trilha como proposta de instrumento pedagógico para uma compreensão ambiental e analise das produções textuais como forma de avaliar o ensino aprendizagem de alunos do Colégio Militar Candido Mariano V. Este foi realizado com onze turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, e a trilha utilizada foi a do Sauim de Coleira dentro do Parque Municipal do Mindú, Manaus-AM. A eficácia da trilha ecológica foi avaliada através da Aplicação de Questionário e Produção de Redação depois da prática, onde ocorreram quatro paradas para observações, discussões e explicações sobre diversos temas ambientais. Os resultados obtidos mostraram que este trabalho teve bastante aceitação entre os alunos envolvidos, pois antes da trilha 69% dos alunos acreditavam que o meio ambiente se constituía apenas nos elementos naturais: plantas, animais, água e ar, não se reconheciam como parte fundamental do meio, porem depois da trilha 88% passaram a reconhecer o significado de meio ambiente como sendo tudo o que tem e não tem vida e, por conseguinte se reconhecendo como parte dele. Assim, verificou-se o quanto é essencial a realização de trilhas ecológicas em espaços naturais, pois possuem uma capacidade de estimular e facilitar o processo ensino aprendizagem de forma significativa e eficaz.

Presidente - 2278489 - CLAUDIO NAHUM ALVES
Interno - 148.723.232-20 - JANDECY CABRAL LEITE - ITEGAM
Externo à Instituição - PAOLA SOUTO CAMPOS
Notícia cadastrada em: 03/05/2017 11:23