Notícias

Banca de DEFESA: FRANCINETE DE MENEZES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCINETE DE MENEZES DA SILVA
DATA: 26/04/2017
HORA: 11:00
LOCAL: Manaus-AM
TÍTULO:

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO PAISAGÍSTICA  E URBANÍSTICA COMO REVITALIZAÇÃO E MELHORIA AMBIENTAL DO CALÇADÃO DA SUFRAMA NO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS, AMAZONAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Espaços Públicos; Revitalização;  Paisagismo; Meio ambiente


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

As rápidas transformações e a dinâmica do mundo contemporâneo passam a requerer um novo olhar e novas abordagens relativas ao ato de implantar, projetar,  conceber e revitalizar  os espaços das  cidades. Este artigo pautou-se na adição de elementos configuradores da paisagem urbana, a partir de um conceito perceptivo do Polo Industrial de Manaus (PIM), com foco para um espaço publico denominado Calçadão da SUFRAMA que contempla o lado esquerdo da BR 319 por ser um local notório situado dentro da cidade de Manaus. Foi construído com a finalidade de servir à comunidade industrial e de seu entorno. Por toda a sua extensão desenvolvem-se diversas atividades esportivas e de lazer, mas seu estado atual encontra-se degradado e abandonado, carente de melhoramentos.  Assim, com o objetivo de revitalizar esse espaço público consolidou-se uma proposta de implantação paisagística, urbanística e sustentável.  Nesse processo iniciou-se  métodos com pesquisas e estudos elaborando um levantamento de campo e reconhecimento da situação atual da área com a análise da infraestrutura, a topografia do local, o zoneamento espacial e funcional, o clima, o solo, as plantas, as características da paisagem e arborização, os fluxos de circulação e acessos para então acontecer à proposta de implantação paisagística e de recuperação urbana  por meio da aplicação de técnicas como arborização urbana, jardins de chuvas, calçadas verdes, entre outros. Assim espera-se extrair algum fruto, dessa proposta de recuperação urbana, paisagística e ambiental para abrir  oportunidades de verificação e eficácia dos resultados de uma abordagem perceptiva na análise dos problemas urbanos do Calçadão da SUFRAMA.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 148.723.232-20 - JANDECY CABRAL LEITE - ITEGAM
Externo à Instituição - MÔNICA RODRIGUES DE QUEIROZ
Presidente - 2025599 - RICARDO JORGE AMORIM DE DEUS
Notícia cadastrada em: 20/04/2017 10:21
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2