Banca de QUALIFICAÇÃO: JANETE DO SOCORRO SANTOS RAIOL

DISCENTE: JANETE DO SOCORRO SANTOS RAIOL
DATA: 15/03/2023
LOCAL: PPGCMA

"ACESSIBILIDADE NOS ESPAÇOS ECOLÓGICOS DA CIDADE UNIVERSITÁRIA PROF. JOSÉ DA SILVEIRA NETTO, DA UFPA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL".

Acessibilidade; Deficiência Visual; Ensino Superior; Cidadania.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

Este estudo refere-se ao processo de acesso nas áreas ecológicos da Universidade Federal do Pará para deficientes visuais que não frequentam esses locais. Não se pode negar a importância da natureza para as pessoas, principalmente para um determinado grupo social, como é o caso das pessoas com deficiência, que buscam neste meio um novo modo de vida e uma forma de integração social. Esta pesquisa apresenta os espaços públicos ecológicos pesquisados na Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto, cujo objetivo é proporcionar as pessoas com deficiência à oportunidade de interagir com o meio ambiente. O objetivo é que alunos com deficiência visual, trabalhadores de serviços e usuários de salas possam acessar espaços públicos que não fazem parte de seu convívio social, garantindo autonomia e cidadania. Isso se dá ao acesso a informação como, por exemplo, placas em Brille identificando as árvores dentre outras informações e tornando acessíveis suas aulas nos diversos temas como de biologia, ciências, química, história e outras mais. Através dessa pesquisa sugerisse se há uma real necessidade de aplicação de recursos para tornar os espaços ecológicos da UFPA acessíveis com placas escritas em braile, ou recursos de tecnologia assistiva para deficientes visuais. Após a implementação da proposta, espera-se tornar as instalações mais otimizada por meio de uma metodologia de trabalho voltada para a independência e cidadania dos deficientes visuais.

Externo ao Programa - 2190546 - GILMAR PEREIRA DA SILVA
Presidente - 071.100.732-20 - GILMAR WANZELLER SIQUEIRA - UFPA
Interno - 638.356.062-04 - HOMERO VILAR CORREA - UFPA
Notícia cadastrada em: 13/03/2023 16:55