Notícias

Banca de DEFESA: LÍLIAN BATISTA NUNES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LÍLIAN BATISTA NUNES
DATA: 28/11/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Redenção - PA
TÍTULO:

Exposição ocupacional de trabalhadores de serviços higiene e limpeza aos resíduos perfurocortantes: Evidências do conhecimento e práticas do gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.


PALAVRAS-CHAVES:

Acidentes ocupacionais, Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, Perfurocortantes, Profissionais de higiene e limpeza, Treinamento.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Os resíduos de serviços de saúde (RSS) são provenientes de todos os estabelecimentos que prestam assistência à saúde. O conhecimento e as boas práticas em gerenciamento dos RSS são fundamentais no controle e prevenção de acidentes, em especial com os resíduos perfurocortantes. A inexistência ou ineficácia no gerenciamento dos RSS pode aumentar os riscos de acidentes ocupacionais. Os trabalhadores de serviços de higiene e limpeza hospitalar estão susceptíveis a contaminações e riscos de infecção e encontram-se em desvantagem quando comparados a outros profissionais de saúde, uma vez que seu grau de escolaridade é menor, além de não ser possível a identificação do paciente-fonte. Com o objetivo de analisar os impactos do conhecimento e práticas em gerenciamento dos RSS e na redução de acidentes ocupacionais envolvendo trabalhadores de serviços de higiene e limpeza hospitalar no manuseio dos resíduos perfurocortantes, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, com a busca nas bases de dados MEDLINE, LILACS, COCHRANE e IBECS por meio do cruzamento das palavras-chave: training, healthcare waste management e sharps injury. Foram incluídos estudos primários de intervenção publicados nos últimos 10 anos nos idiomas: inglês, português e espanhol. Foram localizados 153 estudos, dos quais 33 formam selecionados pelo título, 5 pelo resumo e apenas 3 atenderam aos critérios de inclusão/ exclusão previamente estabelecidos. Os dados foram coletados, categorizados e analisados de forma descritiva, devido à heterogeneidade dos procedimentos metodológicos e dos desfechos medidos nos estudos primários incluídos. Foi realizada a análise da qualidade dos estudos primários por um instrumento devidamente validado. Todos os estudos mostraram que após o treinamento houve melhora do conhecimento e nas práticas de gerenciamento de RSS por parte dos profissionais de higiene e limpeza hospitalar. Contudo, são necessários mais estudos de intervenção com esses profissionais, com melhor qualidade metodológica para aumentar a força das evidências disponíveis na literatura e de um protocolo de treinamento padronizado.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2278489 - CLAUDIO NAHUM ALVES
Interno - 2278490 - DAVI DO SOCORRO BARROS BRASIL
Presidente - 301.091.322-20 - MARCELO DE OLIVEIRA LIMA - IEC
Notícia cadastrada em: 03/11/2015 13:04
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1