Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA PINON DE CARVALHO PAES

DISCENTE: LUANA PINON DE CARVALHO PAES
DATA: 15/12/2021
LOCAL: SALA VIRTUAL: meet.google.com/ogr-qqqe-bus

GESTÃO DE PROCESSOS: Propostas de Melhoria de Desempenho da Divisão de Compras do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará

Compras. Gestão de Processos. Organizações Públicas.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção

Sabe-se que os cidadãos estão reivindicando cada vez mais seus direitos em relação ao serviço público, exigindo um serviço de qualidade. Dessa forma este trabalho tem o objetivo geral de propor alternativas de melhoria de desempenho para a Divisão de Compras do Instituto de Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), através da Gestão de Processos. Tendo como objetivos específicos: a) Mapear os processos de Compras do ITEC, com a consequente elaboração de seus fluxogramas; b) Fazer levantamento das dificuldades encontradas na Divisão de Compras do ITEC; c) Elaborar plano de otimização na gestão dos processos de compras do ITEC; d) Executar o plano de otimização e; e) Analisar a eficiência do plano de otimização no atendimento ao público. Esta pesquisa é um estudo de caso, se caracterizando como uma pesquisa quantitativa e qualitativa de caráter exploratório e descritivo, utilizando-se das técnicas de: revisão sistemática da literatura; entrevistas com roteiro de perguntas abertas; questionários e; análise documental. Foram realizadas entrevistas com os 5 (cinco) estagiários presentes no setor que trabalham com o cadastro de compras. Posteriormente também serão aplicados questionários aos servidores do Instituto de Tecnologia que tem como uma de suas atividades a solicitação de compras. Tanto as entrevistas quanto os questionários terão o intuito de levantar dados que podem ajudar tanto na visualização das dificuldades quanto nas propostas de melhoria para o setor em estudo. Apresenta-se nos resultados que a fase inicial de solicitação de compras é a que apresenta mais dificuldades, tendo em vista os retrabalhos verificados neste momento, quando entregues no setor de compras orçamentos com empresas irregulares perante os órgãos federais. Outro resultado levantado foi justamente a dificuldade dos solicitantes em se dirigir à Divisão de Compras para a entrega de documentos tendo em vista o isolamento social provocado pelo Novo Corona Vírus. Como sugestão de melhoria foi proposto que seja uma das obrigações dos solicitantes o envio à Divisão de Compras, além do Ofício, termo de referência e três propostas, os quais já são usualmente entregues, também as Certidões Negativas da Receita Federal, Tribunal Superior do Trabalho e Caixa Econômica Federal. Com isso evitaríamos diversos retrabalhos, além de diminuir o prazo de finalização do processo de compra, o qual já é por si só demorado. Também foi proposto, tendo em vista a pandemia do novo corona vírus um modelo piloto de gerenciamento dos processos, em que a inclusão das solicitações de compras iriam ser somente via sistema SAGITTA, onde as pessoas iriam enviar seus documentos somente via sistema, não precisando se dirigir à Divisão de Compras para entregá-los.

Presidente - 328.205.262-68 - ALESSANDRO DE CASTRO CORREA - IFPA
Interno - 489.950.292-34 - JEAN DA SILVA RODRIGUES - IFPA
Externo à Instituição - RODRIGO SAMPAIO LOPES
Notícia cadastrada em: 13/12/2021 10:34